São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Onda de desemprego traz desafios ao Real

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) prevê um processo de ``demissões em cascata" nos próximos dois meses, na esteira do recente anúncio de cortes de mão-de-obra na indústria de veículos.
``As montadoras começam a demitir e isso cria um efeito cascata em toda a cadeia automotiva", afirma Horacio Lafer Piva, diretor do Departamento de Pesquisas da Fiesp, temendo que a ``cascata" se espalhe para toda a indústria.
A crise do desemprego já atinge dois terços da indústria paulista. De janeiro até a segunda semana de agosto, o saldo do nível de emprego (diferença entre admissões e demissões) é negativo em 30 dos 46 ramos industriais do Estado.
Os segmentos de calçados de Franca, fiação e tecelagem e mármores e granitos estão na frente na lista dos segmentos industriais que mais fecharam postos de trabalho este ano, segundo pesquisa da Fiesp (ver quadro nesta página).
A Fiesp calcula que a terceira semana de agosto (14 a 18) será a décima sexta semana consecutiva de queda do nível de emprego. Os resultados serão divulgados pela entidade nesta segunda-feira.
Se confirmada essa expectativa, a taxa acumulada nos últimos 12 meses de Plano Real, que registra, no momento, um frágil aumento de 0,28%, ficará negativa.
Carlos Eduardo Moreira Ferreira, presidente da Fiesp, atribui a onda de desemprego à instabilidade provocada pelo desaquecimento da economia brasileira, iniciado no segundo trimestre deste ano.
Ele diz que na raiz da retração da oferta de empregos na indústria está a falta de dinheiro para capital de giro e investimentos.
Os bancos, reclama, não estão liberando os recursos do Finame (Agência Especial de Financiamento Industrial) do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
``O quadro do emprego continuará negativo até que o governo permita a redução significativa dos compulsórios e a queda da taxa da juros de uma forma mais expressiva, porque, apesar de terem caído um pouco, continuam em patamares intoleráveis".
Horacio Lafer Piva vê um fenômeno ``perverso" no quadro do emprego industrial. Ele afirma que a indústria paulista não está conseguindo criar empregos na mesma proporção que demite.
``Há rigidez para cima e flexibilidade para baixo, porque cada vez que as empresas demitem elas aprendem como sobreviver com menos funcionários", afirma.
Segundo Piva, depois do círculo virtuoso do crescimento o país vive o círculo vicioso da estagnação: ``Menos empregos é menos consumo, menos consumo é menos produção, menos produção é menos investimento, menos investimento é menos emprego".
``O governo tomou medidas muito fortes na área de política monetária porque não quis encaminhar antes o projeto de ajuste fiscal e não pôde fazer as reformas constitucionais que fariam com que ele pudesse de alguma forma se desvencilhar das algemas da Constituição de 1988", diz.
Segundo Piva, o governo deveria ter andado mais rápido na reforma constitucional e implantado um ajuste fiscal no início do ano.
``Não fez e teve que lançar mão de uma política monetária que jogou o juro lá em cima, aumentou o compulsório, enxugou o dinheiro do mercado e criou uma enorme seletividade do crédito, gerando quebradeira, inadimplência e desemprego".
Piva não culpa, porém, o governo FHC pela lentidão das reformas e do ajuste fiscal. O país, diz, é refém de um processo de transição complicado. ``O problema do governo é que há uma correlação de forças no Congresso que dificulta muito o processo de negociação."

Texto Anterior: Ricupero volta como secretário-geral da Unctad
Próximo Texto: Franca é líder nas dispensas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.