São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
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Alcoa mostra como avança na qualidade

VERÔNICA SINISCALCHI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Alcoa Alumínio S.A., empresa de origem norte-americana, encerrou o ciclo de palestras sobre ``A Busca da Qualidade Total", promovido pela Folha desde maio de 94.
Ivan Firmino da Silva, 40, gerente de desenvolvimento comercial da Alcoa, falou na segunda-feira passada, no auditório do jornal, sobre o tema ``Qualidade no Atendimento ao Cliente".
Segundo Firmino, há cinco anos a empresa se conscientizou de que o aprimoramento da qualidade no atendimento ao cliente deve ser um processo contínuo e obrigatório.
``À medida que melhoramos o atendimento, a nossa concorrência também melhora", disse.
O gerente de desenvolvimento comercial afirmou que, para ter um bom programa de qualidade, é necessário estimular a redução dos custos e o aumento da produtividade, perseguindo oportunidades de crescimento e promovendo exportações.
Mas, para o resultado ser realmente satisfatório, é importante investir nos funcionários, oferecendo treinamentos e colocando à disposição ferramentas adequadas.
Com esses subsídios, os funcionários podem, dentro de um ambiente desafiador, desenvolver todo o seu potencial, tornando-se os melhores em todas as atividades de que participam dentro da empresa, argumentou Firmino.
Nos últimos dois anos, a Alcoa assumiu a liderança mundial na produção e tecnologia do aluminio, com operações industriais e comerciais em 24 países, relatou.
``Para se colherem bons frutos, é necessário ter como filosofia que a indústria é um processo de satisfação do cliente e não um processo de fabricação de bens", ponderou o representante da Alcoa.
Durante a palestra, Firmino afirmou que segurança e higiene no trabalho, bem como a preocupação com o meio ambiente e as comunidades em que estão localizadas as fábricas da Alcoa, são parte fundamental da cultura da empresa desde que implantou seu programa de qualidade.
Antes de iniciar o programa de qualidade total, a Alcoa promoveu uma pesquisa para saber quais os motivos que levavam seus clientes a deixar de comprar seus produtos.
Metade dos entrevistados se queixou de ter recebido tratamento rude e desatencioso por parte dos funcionários. Segundo o gerente, esse resultado foi determinante na implantação do programa de qualidade.
A Alcoa se instalou no Brasil em outubro de 1970, na cidade de Poços de Caldas, no Estado de Minas Gerais.
Começou com uma capacidade de 30 mil toneladas anuais de alumínio e 65 mil de alumina. Atualmente, produz 280 mil de alumínio, 850 mil de alumina e derivados.
``Apesar das constantes incertezas por que tem passado o nosso país e a América do Sul, o atual faturamento da empresa é superior a US$ 1 bilhão, devendo quintuplicar nos próximos dez anos", concluiu Firmino em sua palestra.

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