São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunismo trouxe avanço

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

Embora a situação da mulher na China aponte um mar de problemas, avanços ocorreram desde a instalação do poder comunista, em 1949.
No regime anterior, tanto no império como na república, iniciada em 1911, havia a prática generalizada de barrar as mulheres da escola e do mercado de trabalho.
"Comparadas com as de outros países, as mulheres da China conseguiram grande progresso nos últimos 45 anos", declarou Chen Muhua, chefe da delegação chinesa na conferência.
Chen disse ao jornal oficial "China Daily, que as mulheres chinesas respondem por 44% da mão-de-obra, enquanto a média mundial estaria em 35%.
Há casos de sucesso de mulheres na vida empresarial, surgidos depois das reformas econômicas pró-capitalistas, de 1978 em diante.
A média de vida da mulher chinesa, 72 anos, está sete anos acima do objetivo fixado pelas Nações Unidas como média mundial para o ano 2000. Antes de 1949, a média de vida da mulher na China era de 36,7 anos.
"Estamos satisfeitos com o desenvolvimento da mulher chinesa", disse Chen Muhua. "No entanto, ainda existe muito a ser feito".
Chen Muhua destacou como problema a falta de mulheres na política. Segundo ela, a Federação de Mulheres da China estabeleceu como meta para o ano 2000 a existência de pelo menos uma mulher "em posto de liderança" no governo e em todos os níveis do PC.
O "China Daily" estima que menos de 10% das pessoas com "poder de decisão" no governo sejam mulheres.
(JS)

Texto Anterior: Cidade recebe 'maquiagem'
Próximo Texto: China estoca lençol 'antinudez'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.