São Paulo, domingo, 27 de agosto de 1995
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Programa traz aumento no lucro da pequena empresa

DA REDAÇÃO

Programas de qualidade total estão mudando a ``cara" de muitas micro e pequenas empresas.
Qualidade total é um conjunto de normas -denominadas ISO 9000- que garantem a qualidade em todos os processos na empresa -do projeto ou planejamento à assistência ao cliente.
As conquistas vão do aumento do número de clientes e de pedidos até a elevação do faturamento e da lucratividade da empresa.
Pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre novembro de 1994 e abril de 1995, mostra que os empresários passaram a gerenciar mais a satisfação do cliente após a participação no Programa Sebrae de Qualidade Total (veja quadro ao lado).
Foram pesquisadas 885 empresas em 18 Estados, dos segmentos de comércio (34,4%), indústria (35,9%) e serviços (25,7%). Do total, mais de 55% são empresas familiares. A maior parte delas (72%) está instalada na capital.
Segundo a pesquisa, o uso de informações gerenciais pelos empresários passou de 40,6% para 78% após o programa.
A utilização de relatórios informatizados na empresa se tornou prática da maioria (59%). Antes, 39% usavam.
O planejamento estratégico, que antes do programa era feito por 65% das empresas, atualmente é elaborado por 92%.
O total de empregados antes e depois do programa de qualidade total aumentou para 36% das empresas. O mesmo percentual afirmou que o número se manteve.
A missão e os negócios da empresa estão deixando de ser um mistério para os funcionários. Segundo 64% das respostas, eles estão bem-informados. Apenas 1% afirmou que está desinformado.
Os empregados têm participado ativamente na implantação da qualidade total. Segundo 21% dos entrevistados, a atuação dos seus funcionários é ótima. Outros 70% dizem que ela é boa.
A Fosfazin Indústria de Plásticos, de São Paulo, é uma das empresas que passou pelo Programa Sebrae de Qualidade Total.
Valter Gorgati, 30, dono, conta que conseguiu aumentar o comprometimento dos 40 funcionários com as técnicas aprendidas no curso. ``Esse comprometimento fez com que a produtividade aumentasse entre 30% e 100%, dependendo da área", diz.
Segundo ele, o número de funcionários se manteve, mas o faturamento cresceu cerca de 30%.
Gorgati afirma que a empresa ainda não concede benefícios aos funcionários. Esse dado contradiz o resultado da pesquisa do Sebrae.
Salários adicionais, como prêmio pelas contribuições nos resultados, eram pagos por 32% das empresas. Agora, 40% distribuem os lucros.

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