São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Próximo Texto | Índice

Campo minado; Carimbos demais; Conta corrente; Pela frente; À espera; Acusou o golpe; Convergência; Problema de imagem; Teste; Amante de Brasília

Campo minado
Até FHC avisou os técnicos: se o Orçamento que o governo envia na quinta ao Congresso for com as verbas para habitação e saneamento ``carimbadas", o projeto será bombardeado. Oposição e aliados estão com os canhões carregados.

Carimbos demais
O que até líderes governistas temem é que o destino de todas as verbas do Orçamento venha previamente definido pelo Executivo. E é a alocação destes recursos por meio de emendas que dá votos a boa parte dos deputados.

Conta corrente
Levantamento feito na Comissão de Orçamento: no primeiro semestre, o Legislativo gastou 49,3% de seus recursos previstos e o Judiciário, 44,9%. O Executivo fez o maior aperto: das suas verbas previstas, usou 37,3%.

Pela frente
Dos órgãos federais da administração direta, o TCU gastou mais dentro de seus recursos previstos no Orçamento para o primeiro semestre: 63,2%. Ou seja, para chegar ao fim do ano em equilíbrio, terá que pisar no freio agora.

À espera
O PT espera ansiosamente o envio ao Congresso do Orçamento para 96. O partido vai comparar as previsões de gastos às propostas de campanha de FHC. Os petistas acham que vão encontrar muitas prioridades deixadas de lado.

Acusou o golpe
O governo tenta assimilar as críticas à pouca profundidade da reforma tributária. O ministro Clóvis Carvalho tem colhido sugestões de técnicos e políticos sobre a redefinição das atribuições de União, Estados e municípios.

Convergência
Pelo menos num ponto incluído na reforma tributária o governo pode ter certeza da simpatia do PT, diz José Genoino: a possibilidade de quebra do sigilo bancário.

Problema de imagem
Líderes governistas vão tentar a partir de hoje mudar o eixo da discussão da reforma tributária no Congresso. Mais uma vez, acham que o governo perdeu a batalha da comunicação e deixou em primeiro plano a volta do compulsório.

Teste
Será votado hoje no Senado requerimento de votação nominal para o projeto que obriga o governo a submeter a privatização da CVRD ao Congresso. FHC tem grande chance de perder. Envolve interesses de vários Estados.

Amante de Brasília
O ministro Jobim não tem planos de voltar para o Rio Grande do Sul. Reitor da Universidade de Brasília, João Carlos Todorov assinou ontem sua transferência, como professor da Universidade Federal de Santa Maria, para a UnB.

Próximo Texto: Provocação; Caixa registradora; Cada um por si; Mais uma; Mais controvérsia; Chegando a hora; Real intenção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.