São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade aluga hora em rádio

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) possui no país programas em oito emissoras de rádio, segundo o coordenador do movimento na região do Pontal do Paranapanema, José Rainha.
A locação dos programas é feita em nome da Associação Nacional de Cooperação Agrícola, entidade jurídica ligada ao MST.
Na região do Pontal, o MST possui um programa de uma hora de duração, que é transmitido aos domingos pela rádio Universal, do município de Teodoro Sampaio (710 km a oeste de São Paulo). A locação do programa custa R$ 200 mensais.

Orientação
Segundo Rainha, o objetivo do programa ``é orientar os acampados e assentados sobre a reforma agrária e passar informações sobre agricultura".
Rainha nega que o programa sirva para avisar o dia de invasões. ``Nós convocamos para as assembléias, não para as ocupações."
O público-alvo do MST está nos assentamentos da região, que abrigam 3.600 famílias, cerca de 15 mil pessoas. O programa atinge também os acampamentos, onde estão 2.100 famílias -cerca de 8.000 pessoas, segundo Rainha.
O diretor da rádio Universal, Alexandre Nemeth, 50, disse que a venda do horário ``é absolutamente normal, dentro da lei".
Segundo Nemeth, todos os programas são gravados, e não há distorções como convocar sem-terra para invasões. ``A rádio não deixaria isso acontecer."

Programas
O programa é produzido e apresentado por Deolinda Alves de Souza, mulher de Rainha, e por Walter Gomes, militante que já ocupou cargos nas executivas estadual e nacional no MST.
Em todos os programas há uma entrevista com políticos, padres e estudantes da região, sempre sobre reforma agrária.
As músicas apresentadas são sertanejas, com o predomínio das duplas mais antigas como Tonico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho e Tião Carrero e Pardinho.

Texto Anterior: Juíza de SP manda despejar sem-terra
Próximo Texto: Enfermeira é acusada de homicídio culposo no caso Florestan Fernandes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.