São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC tenta influir na comissão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso acionou as lideranças do governo no Congresso para negociar com o PFL e o PMDB as indicações do presidente e do relator da Comissão Mista de Orçamento.
O governo envia na quinta-feira ao Congresso o projeto de lei do Orçamento da União de 96. O Orçamento deve chegar sem que esteja instalada a comissão que irá examiná-lo.
FHC quer aproveitar esse fato para influir na escolha do presidente e do relator da Comissão do Orçamento. O objetivo é evitar mudanças radicais na proposta do governo.
O presidente da comissão será indicado pelo líder do PMDB no Senado, Jáder Barbalho (PA). O líder do PFL na Câmara, Inocêncio Oliveira (PE), escolherá o relator.
O senador José Fogaça (PMDB-RS) recusou o convite de Jáder para assumir o comando da comissão. Gilberto Miranda (PMDB-AM) é um dos candidatos ao cargo, mas sofre rejeição da cúpula do PSDB e do PFL.
``Não estou disputando. Se me pedirem, eu vou ser", disse Miranda. Jáder ainda não definiu o presidente por causa das lutas internas em seu partido.
O vice-líder do PFL, Benito Gama (BA), afirmou que o ``relator será do Nordeste".
O deputado Iberê Ferreira (PFL-RN) é um dos nomes cotados para a relatoria.
Não é apenas a Comissão de Orçamento que não foi instalada. O Congresso ainda não votou o projeto de resolução que altera a tramitação do Orçamento. Uma das principais alterações é a redução de 50 para de 10 emendas por parlamentar.
O projeto propõe que seja dada prioridade às emendas coletivas, de interesse regional ou dos governadores estaduais.

Texto Anterior: Governo cede verbas para obter apoio
Próximo Texto: Juiz diz que acusações da CUT são 'absurdas'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.