São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico é indiciado e acusa enfermeira

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O médico Pedro Caruso, 29, afirmou ontem que a enfermeira Eloísa Aparecida Pereira é responsável pela morte do sociólogo Florestan Fernandes.
Caruso foi indiciado sob a acusação de falsidade ideológica no inquérito que apura as circunstâncias da morte de Florestan, ocorrida há 20 dias.
Ele assinou o atestado de óbito que indicou "insuficiência múltipla de órgãos" como causa da morte. O documento foi modificado depois de autópsia do IML (Instituto Médico Legal).
O novo laudo diz que Florestan morreu de embolia gasosa (presença indevida de ar no organismo).
Eloísa era responsável pela operação do aparelho de hemodiálise que estava ligado a Florestan no momento de sua morte. Foi através dele que o ar entrou. Ela se recusa a dar entrevista. Caruso falou à Folha após o indiciamento:

Folha - Como o sr. recebeu o indiciamento?
Pedro Caruso - Acho que houve erro de julgamento, porque a insuficiência de múltiplos órgãos é um diagnóstico que só pode ser dado quando o paciente está em vida. Depois de morto, durante a necropsia, não é possível.
Folha - Como assim?
Caruso - O diagnóstico só pode ser dado com o paciente vivo.
Folha - Mas o atestado de óbito foi dado com ele morto.
Caruso - Sim. Mas nós já sabíamos que ele tinha isso. Pela maneira como ele vinha evoluindo, pelo que ele tinha de diagnóstico.
Folha - Mas o inquérito concluiu que a embolia seria visível.
Caruso - Não, não era. O quadro clínico da embolia gasosa é muito parecido com inúmeras outras patologias que poderiam acontecer com esse paciente.
Folha - O sr. viu que entrou ar no corpo do paciente?
Caruso - Não, não vi. Eu vi o ar no aparelho, mas não vi entrando. Tanto que a primeira coisa que eu fiz foi desligar o aparelho.
Eu me sinto muito tranquilo. Houve um erro na enfermagem. Já ficou claro que quem errou foi a enfermeira. Isso causou a embolia.

Texto Anterior: PTB descarta fusão com o PP e o PPR
Próximo Texto: Outro médico obtém liminar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.