São Paulo, sexta-feira, 1 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doador de sangue terá descontos em SP

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Doar sangue, daqui para a frente, não significará apenas um gesto de boa vontade. Um clube de doadores voluntários oferecerá carteirinha e benefícios como descontos em lojas, teatros, cinemas e assinaturas de jornais e revistas.
A Associação dos Doadores Voluntários de Sangue da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo foi criada ontem. É a primeira experiência do tipo no país.
"A intenção é aumentar o número de doadores de repetição", diz o cardiologista Wagner Ibraim, presidente da associação. Doador de repetição é aquele que doa de duas a três vezes por ano.
No Brasil, cerca de 70% dos doadores são novos e estão apenas repondo o sangue necessário para parentes e amigos. Cerca de 25% desse sangue está contaminado e é jogado fora.
"Em países como a Holanda, o número de descarte é inferior a 1%", diz o médico Marcelo Gil Cliquet, também do Hemocentro. Nos países europeus, a grande maioria dos doadores é de repetição, daí a baixíssima quantidade de sangue desperdiçado.
Segundo Ibraim, a associação está contatando uma série de empresas interessadas em oferecer descontos aos doadores voluntários. Na lista das empresas que confirmaram a participação estão a Folha, "O Estado de S.Paulo", "Isto É", Drogaria São Paulo, Fotóptica e a Companhia Atlética.
Ibraim acredita que os associados terão passagem de ônibus urbano gratuita e descontos em cinemas, livrarias, locadoras de vídeo e até redes de restaurantes.
A criação do clube de doadores, além de diminuir o desperdício de sangue por contaminação, deve garantir um aumento nos estoques essenciais. A Fundação Hemocentro recebe cerca de 18 mil doações por mês. Significa um quarto de todo o sangue recolhido no país, ou 52% de toda a coleta da Grande São Paulo.
Segundo Ibraim, a fundação tem hoje um estoque de 2.700 bolsas de sangue, o suficiente para quatro dias. O ideal, segundo ele, seria uma reserva de 4.000 bolsas. Em períodos de férias ou em feriados, o estoque cai ainda mais.
Além das vantagens do clube, o doador de repetição passa por uma bateria de exames periódicos. O sangue é testado para todos os tipos de infecção antes de ser utilizado. Se algum problema é identificado, o sangue é descartado e o doador chamado para novos testes.

Informações - Tel. 011/258-0404 (sobre doações) e 011/853-9484 (sobre a associação).

Texto Anterior: Seminário aborda setor agrícola e universidade
Próximo Texto: SP 'privatiza' estádio e centro de convenções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.