São Paulo, sexta-feira, 1 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP 'privatiza' estádio e centro de convenções

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo deve enviar hoje projeto para a Câmara Municipal propondo a "privatização" do estádio do Pacaembu e da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo.
A proposta prevê a concessão, para empresas privadas, do direito de explorar o estádio (excluindo o Centro Esportivo) e o centro de convenções (apenas os dois pavilhões e o estacionamento) durante 40 anos. Apenas o gerenciamento e a exploração serão cedidos às empresas. Os prédios continuam pertencendo à prefeitura.
Em troca do direito de exploração, a empresa terá que pagar à prefeitura um valor mínimo por mês mais uma porcentagem da renda bruta arrecadada. Os valores ainda não foram definidos.
A prefeitura estima que sejam arrecadados cerca de R$ 30 milhões por ano só com o Anhembi. A arrecadação com o estádio do Pacaembu não foi fornecida.
Além de pagar pela exploração, a prefeitura também vai fixar várias regras que terão que ser respeitadas pelas concessionárias como a realização de reformas no estádio e nos centros de convenções, a construção -no caso do Anhembi- de um pavilhão anexo com cerca de 30 mil m2 etc.
As empresas também serão responsáveis pela manutenção dos prédios. "Vamos fazer uma fiscalização periódica para saber se está tudo em ordem", diz o secretário municipal de Planejamento, Roberto Paulo Richter.
No caso de descumprimento das regras, a prefeitura poderá cassar o direito à concessão.
Se o projeto for aprovado, a prefeitura vai abrir concorrência pública para escolher as empresas.
Segundo o secretário, hoje o estádio e o centro de convenções dão prejuízo à prefeitura. Com a "privatização", os custos seriam reduzidos pois a prefeitura não precisaria fazer manutenção e deslocaria os funcionários para outros locais.
O Corinthians anunciou interesse no projeto de concessão de uso do Pacaembu. "Ainda não temos idéia da quantia necessário, mas tentaremos montar um esquema para participar da concorrência", disse ontem o vice-presidente de futebol corintiano, José Mansur.

Texto Anterior: Doador de sangue terá descontos em SP
Próximo Texto: Carteiros encerram paralisação em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.