São Paulo, terça-feira, 5 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Comportamento é psicopático'

DA REPORTAGEM LOCAL

O médico psiquiatra Renato Del Sant, 43, do Hospital das Clínicas, diz que, embora não tenha conversado pessoalmente com Leonardo Pareja, há indícios de que o sequestrador possa ter uma personalidade psicopática.
"Uma pessoa com personalidade psicopática (PP) não é doente mental. Mas tem um tipo de personalidade mais violenta, mais egoísta", diz Del Sant.
Segundo o médico, pessoas com PP têm uma resistência muito maior a situações de tensão, como a vivida por Pareja.
"O que uma pessoa comum não suportaria por mais de 12 horas, uma PP poderia aguentar por vários dias", afirma.
Entre as características de uma PP, Del Sant cita a ausência de valores morais ou éticos. "Há casos de pessoas com PP que assassinam familiares e não sentem culpa."
Os problemas físicos causados pela ausência de sono, como a que pode estar vivendo Pareja, são iguais para portadores de PP e para pessoas normais.
"A partir do quarto ou quinto dia sem dormir, a pessoa começa a ter distúrbios perceptivos, como ilusões ou visões", diz Del Sant.
Mas, segundo ele, as reações de uma PP após vários dias sem sono são mais imprevisíveis que as de uma pessoa normal.

Texto Anterior: Pareja foi adolescente de classe média alta
Próximo Texto: CRONOLOGIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.