São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialista critica reeleição

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A proposta de emenda constitucional que prevê a reeleição de presidente da República, governador e prefeito é alvo de críticas e reclamações do advogado e professor de Direito Eleitoral da UnB (Universidade de Brasília) Walter Costa Porto.
"O Brasil não tem cultura política nem tradição constitucional que possibilitem a reeleição para cargos do Executivo", disse Porto ontem à Folha.
O exemplo de reeleição ocorreu com a promulgação da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul, em 1891. O então presidente do Estado, como era chamado na época o governador, Borges de Medeiros, conseguiu se reeleger por três vezes, embora contrariando a Constituição Federal.
O caso é citado no livro "O voto no Brasil", onde Porto analisa a história das eleições. Ele também é autor do "Dicionário do Voto" e está escrevendo "Eleições Presidenciais no Brasil", onde pretende dissecar a história do processo eleitoral presidencial.

Texto Anterior: Relator de projeto que regulamenta eleição muda texto e agrada a PFL
Próximo Texto: FHC defende as reformas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.