São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso discute menopausa

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL

As mulheres pós-menopausa podem ter de volta a qualidade de vida que se imaginava perdida no climatério - período posterior à fase reprodutiva. Exercícios e alimentação adequada, associados à reposição hormonal, permitem bem-estar e satisfação sexual para mulheres muito além dos 45 anos.
“Só agora os médicos estão começando a dar atenção à alimentação, aos exercícios e a hábitos de vida no climatério”, diz Nilson Roberto Melo, 42, professor da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
A menopausa vem sendo um dos temas mais debatidos no 4.º Congresso Norte-Nordeste de Reprodução Humana, em Salvador.
A nutricionista Beta Galdeman Wainstein apresentou dados de uma pesquisa norte-americana em que nutrição, atividade física e estresse aparecem como responsáveis pela qualidade de vida.
O estudo - da universidade de Columbia, em Nova York - acompanhou 5.000 mulheres na menopausa e comparou seus hábitos com o número de queixas que apresentavam aos médicos.
As que evitavam alimentos gordurosos, as que comiam mais soja e menos carne, as menos estressadas e as que praticavam exercício eram as que se queixavam menos.
(AB)

Texto Anterior: Centro em São Paulo usa técnica inédita de vasectomia reversível
Próximo Texto: Audiência vai discutir projeto para Alcatrazes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.