São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menopausa é tema de debate em Congresso

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL

A menopausa vem sendo um dos temas mais debatidos no 4º Congresso Norte-Nordeste de Reprodução Humana, em Salvador.
A nutricionista Berta Galdeman Wainstein apresentou dados de uma pesquisa norte-americana em que nutrição, atividade física e estresse aparecem como responsáveis pela qualidade de vida.
O estudo -da universidade de Columbia de Nova York- acompanhou 5.000 mulheres na menopausa e comparou seus hábitos com o número de queixas que apresentavam aos médicos.
As que evitavam alimentos gordurosos, as que comiam mais soja e menos carne, as menos estressadas e as que praticavam exercício, eram as que se queixavam menos. As queixas principais eram aumento de peso, insônia, pouco desejo sexual e dores nas juntas.
"O fim do período reprodutivo, que era visto como o início de um sofrimento, pode se transformar na fase de maior alegria da mulher", disse a psicóloga Maria Cecília Bombana, que faz parte, junto com Berta do Genea, um grupo multidisciplinar de Salvador que estuda educação alimentar.
(AB)

Texto Anterior: Vigário Geral tem mais 19 PMs denunciados
Próximo Texto: Hospitais pedem à Justiça isenção de culpa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.