São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Soft para DOS sofre com 'Windows 95'

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Programas criados para DOS sofrem com o "Windows 95", novo sistema operacional da Microsoft -programa que controla as operações básicas do micro.
Testes feitos por usuários a pedido da Folha mostram que alguns programas ficam mais lentos. A formação de imagens no soft de animação "3D Studio", por exemplo, demorou o dobro do tempo, constatou o engenheiro e arquiteto Leonardo Manzione.
Esse é apenas um dos programas disponíveis no mercado que apresentam algum tipo de problema com o sistema operacional da Microsoft.
A própria empresa testou mais de 2.500 produtos e constatou que 722 deles não funcionam automaticamente com o "Windows 95" -muitos exigem que o usuário acione o Modo MS-DOS, outros têm problemas de compatibilidade, e há os que simplesmente não funcionam ou provocam danos.
Esse número de programas problemáticos é muito superior ao inicialmente divulgado pela Microsoft. No lançamento no Brasil, a empresa afirmou que de 150 a 200 programas, de um total aproximado de 7.000, não funcionavam ou tinham problemas.
O resultado dos testes feitos pela Microsoft foi publicado na lista "Windows 95 Software Compatibility Testing Notes". A lista completa, em inglês, está disponível desde segunda-feira no serviço de mensagens por computador da Microsoft.
Na lista, a Microsoft faz três tipos de comentário: "sem problemas observados", "observações" e "problema".
A categoria "observações" inclui programas que funcionam com certos requisitos ou exceções; a "problema" traz programas que não funcionam ou causam riscos graves.
O programa de compactação de arquivos "AddStor Double Tool 1.0", por exemplo, pode provocar perda de dados. O protetor de telas "After Dark" não é ativado conforme programado.
O jogo "Doom 2", que tem legiões de fanáticos, não funciona com a placa de som Gravis Ultrasound Max.
Os critérios não são homogêneos. Há casos em que o mesmo comentário é feito para um programa listado em "observações" e outro incluído em "problema".
Nem tudo está correto. A Microsoft não notou problemas na operação do "3D Studio", que foi o primeiro a apresentar irregularidades no teste feito por Manzione.

O "Windows 95" foi testado em 486DX2 de 66 MHz emprestado pela Microtec/Digital e em um Prolinea 590 cedido pela Compaq.

LEIA MAIS
sobre programas com problemas com o "Windows 95" da pág. 6-8 à pág. 6-10

Próximo Texto: Instalação divide opinião de usuários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.