São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet será grande canal de consumo

MARIA ERCILIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Supermercados, agências de turismo e vendas de livros e discos são algumas das áreas de negócios que têm a ganhar com o consumo eletrônico -compras por computador.
Essa é a opinião de John McCarthy, diretor da divisão New Customer Connection (nova conexão com o consumidor) do Forrester Group Research, empresa de pesquisa na área de tecnologia da informação.
McCarthy esteve em São Paulo na semana passada para o seminário "O Impacto das Tecnologias no Comércio".
McCarthy acredita que a Internet vai virar um grande canal de consumo até o fim da década.
Segundo a projeção da Forrester para os EUA, entre 94 e 2002 dobrará o volume de recursos aplicados em tecnologia da informação. "Vai ficar muito fácil comprar em casa. As empresas terão de investir em serviços de informação. Agências de turismo, por exemplo, terão de oferecer opiniões e sugestões, em vez de apenas pacotes."
O consultor Fred Schneider, do C-Star (Centro de Pesquisa Tecnológica da Andersen Consulting, em Chicago), afirma que a tendência do varejo de alimentos é a reestruturação para atendimento virtual, seja via telemarketing, catálogos ou serviços por computador, ainda incomuns no Brasil.
Schneider esteve em São Paulo na semana passada para um encontro com clientes da Andersen, como Carrefour e Gradiente.
Schneider afirma que as pessoas cada vez menos querem se deslocar para fazer compras, por motivos de segurança e tempo.
"Em 1990, o número de visitas que uma família fazia a um shopping center era 40 por ano em média, nos EUA. Em 94, esse número caiu para 12 por ano", disse.
Schneider citou a experiência do Peapod, um supermercado norte-americano cujos clientes podem fazer compras por computador (o sistema é semelhante ao do In Haus, em São Paulo). As compras são separadas por funcionários do supermercado e entregues em casa.

Texto Anterior: Mais portas no computador
Próximo Texto: Soft facilita colocar as contas em ordem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.