São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soft facilita colocar as contas em ordem

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Em vez de reduzir, a estabilização da moeda nacional ampliou a necessidade de controle sobre as contas pessoais. Para auxiliar o usuário de computador nessa tarefa, a NetSys, especializada em automação bancária, está dando os últimos retoques no "Cash in Real", programa para micros PC.
O soft funciona em "Windows" e tem três funções básicas: controle do orçamento doméstico a partir do extrato bancário, listagem e atualização de valores dos bens (de jóias a estoque da despensa) e preparação de dados para a declaração do Imposto de Renda. Tem também agenda eletrônica.
O "Cash in Real" deve estar à venda -por cerca de R$ 20- a partir de outubro. Vai sair de graça para os correntistas dos bancos Bandeirantes e Noroeste, por ser também um módulo do "Service Banking", programa para acesso remoto à conta bancária.
Diferente dos sistemas adotados pelo Itaú e Unibanco, desenhados para sistema operacional DOS, o "Service Banking" funciona em "Windows" e está sendo adaptado para "OS/2", da IBM, e "MacOS", dos micros Macintosh.
Além de consulta a saldos, extratos e aplicações financeiras on ou off line, o "Service Banking" permite o pagamento de contas. O pagamento é feito com um passar de caneta óptica sobre o código de barras da conta de luz, por exemplo. O sistema gera e arquiva um recibo eletrônico.
Compras também podem ser feitas pelo banco em casa. Numa próxima etapa, o banco Bandeirantes prevê colocar no sistema o catálogo de produtos do Mappin.
Para o controle de finanças pessoais e de pequenas empresas, a Small Office está lançando a versão 2.0 do "Cash Manager". Além do controle de receitas e despesas e avaliação de investimentos, o soft permite emissão de resumos, programação de lançamentos e produção de relatórios.
O "Cash Manager" inclui dados das reformas monetárias e tabelas para atualização de valores em dólar, Ufir e outros índices. O programa funciona em DOS e custa R$ 49. (Lucia Reggiani)

NETSYS: tel. (011) 816-0949; SMALL OFFICE: tel. (011) 889-0102.

Texto Anterior: Internet será grande canal de consumo
Próximo Texto: Computador ajuda o trabalho em grupo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.