São Paulo, quarta-feira, 6 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

A filha de Pelé; Defendendo Regina Casé; Desaparecidos; O moderno hidrolitol; Collor, o estadista; Criança; Memória; A polêmica religião; Carlota Joaquina; Jaborandi

A filha de Pelé
"A Folha publicou carta do ministro dos Esportes, Pelé, em que ele diz: 'aquelas crianças para as quais pedi atenção em 1969, quando marquei meu milésimo gol, hoje estão em situação de delinquência, como era previsível, daí solicitar que sejam punidas e até presas'. Depois convoca os pais a terem mais responsabilidade sobre a educação de seus filhos! Em entrevista, o 'rei' observa que o problema 'repercute mal no exterior e começa a envergonhar a gente lá fora'. Essa generalização é totalmente infeliz, no mínimo, em relação a uma encantadora criatura, que era uma 'criancinha pobre' de três ou quatro anos naquela histórica festa do milésimo gol: Sandra Regina, que, por várias decisões da Justiça, foi cientificamente reconhecida como primogênita do 'rei'. Pelé, assuma a paternidade de sua filha e conserve a majestade!"
Hélio Selles Ribeiro (Guaratinguetá, SP)

Defendendo Regina Casé
"Ignorância se responde com ignorância. Regina Casé é grande, André Forastieri é um merda! Regina representa e apresenta o que há de mais alegre, inteligente, feliz e criativo no povo brasileiro. Propor que ela tome um tiro (só porque ele não gosta do Brasil) demonstra sua vocação fascista e o que há de mais sórdido no ser humano."
Marcelo Costa (Rio de Janeiro, RJ)

"O já impaciente 'jornalista' André Forastieri, ao sugerir um atentado a bala contra a querida Regina Casé, extrapolou -tanto por ter disparado contra uma das mais talentosas e carismáticas atrizes brasileiras quanto por ter ultrapassado os limites da razoabilidade enquanto incita à violência. Louve-se, portanto, o puxão de orelhas que o excelente Matinas Suzuki Jr. lhe aplicou em sua coluna no caderno Esporte de 4/9. Que o corretivo surta seus efeitos sobre o intolerante André Forastieri."
Mauricio Aude (São Paulo, SP)

Desaparecidos
"Durante 21 anos fomos obrigados a calar diante da dor da perda de pessoas amadas que foram sequestradas, mortas e torturadas durante o regime militar. Agora o presidente Fernando Henrique Cardoso envia um projeto ao Congresso -o primeiro passo foi dado. Mas o dr. Fábio Konder Comparato tem razão: a Lei da Anistia é um embuste, não anistia nada, ela foi feita durante o arbítrio, e sob a chibata o Congresso a votou. Agora cabe à sociedade brasileira irmanar-se às famílias dos desaparecidos e questionar primeiro no Supremo Tribunal Federal e, dependendo da resposta, recorrer à Corte Interamericana buscando a justiça. Agora não é hora de ter medo, é hora de buscar, dentro dos preceitos legais, as respostas que oprimiram nossa voz durante 21 anos."
Maria José O'Neill (São Paulo, SP)

O moderno hidrolitol
"Na coluna de Carlos Heitor Cony sob o título 'Mundo, mundo, vasto mundo' (30/8), reabasteci a esperança de que ainda não sou inútil. Pois nem mesmo o 'ultrapassado' Windows 3.1 possuo. O mais importante na reflexão de Cony sobre a chegada inevitável do Windows 95 é que, depois de cada novidade, um programa de computador ou o hidrolitol, o homem acorda e volta para o mundo. Nem anos 30 nem século 30. É tudo a mesma coisa."
Mauro Adriano Sampaio (Teresina, PI)

Collor, o estadista
"Não poderia deixar de manifestar meu aplauso diante da lucidez do brilhante artigo do jornalista Luís Nassif ('O estadista inescrupuloso'). Formadores de opinião devem expor suas idéias, sem dúvida, mas fugindo ao maniqueísmo do 'ou é todo bom ou é todo mau'. Collor pagou por seus erros (e, seguramente, também por seus acertos!), e foram muitos; mas, que começou a nos tirar do atraso rançoso em que vivíamos, disso não se pode ter dúvidas. O mais provável é que até tenha sido bom não ter só acertado."
Ithamar Nogueira Stocchero (São Paulo, SP)

Criança
"O general da reserva e secretário estadual da Segurança do Rio, Nilton Cerqueira, que já defendeu a punição criminal para infratores com mais de 14 anos, acaba de afirmar que o Estatuto da Criança e do Adolescente 'protege e forma homicidas de 15 anos'. Outro inimigo desse estatuto, o prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, conseguiu que dois conselhos tutelares fechassem suas portas e os demais funcionassem sem as mínimas condições, assim como muitas escolas, creches e hospitais."
Luiz Carlos dos Santos (São Paulo, SP)

Memória
"Em 1º de setembro completaram-se 56 anos do início da Segunda Guerra Mundial. Por isso devemos lembrar a crueldade, a violência, a destruição, a vida de 50 milhões de seres humanos e igualmente o aniquilamento premeditado de seculares comunidades judaicas da Europa, que criavam centros de cultura, ciência e saber, vivendo pacífica e ordeiramente, contribuindo para o bem-estar de todos. Muitos fatos estão acontecendo atualmente que nos preocupam sobremaneira, entretanto não nos entregaremos ao desespero nem ao desânimo, pois cremos que o homem não permitirá que fatos e episódios semelhantes ocorram novamente."
Alfredo Frajdenberg (Rio de Janeiro, RJ)

A polêmica religião
"Sobre a questão do ensino religioso no Estado de São Paulo, parece-me inacreditável que, depois de milênios se debatendo nas trevas da ignorância, à beira do século 21, a humanidade ainda lance mão de um instrumento de dominação tão primitivo quanto a religião. Os jovens paulistas necessitam não de deuses, mas de uma educação laica que lhes dê oportunidades de serem adultos livres e solidários."
Magno Rocha Ramos (Brasília, DF)

"Sou católico apostólico romano, longe da perfeição, é claro, porém me considero praticante. Também não sou favorável à implantação do ensino religioso nas escolas públicas, por duvidar da eficácia, dinâmica e didática dos métodos e mestres em tais aulas, porém deve-se lembrar ao sr. Marco Antonio Salles que sua manifestação nesta coluna em 29/8 é, no mínimo, desrespeitosa para com a fé de muitos e deixa transparecer certo desconhecimento nas áreas de antropologia cultural e do homem. Há de se destacar ainda que, hoje, a não observância dos por ele chamados 'lixo religioso, mitos e dogmas estúpidos', com certeza, vem provocando proliferação da Aids, famílias desagregadas, menores abandonados, criminalidade e violência. Tomara o Deus que eu creio existir -e amá-lo- o proteja desses males."
Amadeu Peloggia Filho (Taubaté, SP)

Carlota Joaquina
"A atriz/diretora Carla Camurati navega em hipocrisia (Folha, 24/8) ao comentar que 'o Brasil sente a necessidade de destruir seus campos de memória' e que 'o país carece de apego à tradição'. O filme 'Carlota Joaquina' muito colaborou para essa triste realidade, destacando apenas o grotesco, o sarcasmo, a galhofa, o deboche e a desinformação sobre momento importante da nacionalidade. D. João 6º, longe de ser o bobalhão ali retratado, foi hábil político e estrategista e o competente administrador que lançou a base da independência do Brasil."
João Alfredo Castelo Branco (São Paulo, SP)

Jaborandi
"Gostaria de parabenizar o prefeito Silvio Vaz de Almeida, da cidade de Jaborandi, pela sua luta a favor da vida. Que sua idéia simples e ousada possa ser seguida por outros prefeitos na luta para a redução do vergonhoso índice de mortalidade infantil no nosso país."
Odete Ribeiro Roldão (Franca, SP)

Texto Anterior: Os gays e a visita do papa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.