São Paulo, sábado, 9 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decreto de FHC que autoriza a reexportação de carros sai segunda

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O decreto presidencial autorizando a reexportação de veículos estrangeiros que ainda não passaram pela alfândega será publicado no "Diário Oficial da União" na próxima segunda-feira. A informação foi dada ontem pelo ministro Pedro Malan (Fazenda).
Malan afirmou que existem aproximadamente 70 mil veículos parados nos portos porque as importadores ainda não pagaram o II (Imposto de Importação) para concretizar a operação.
Os carros foram comprados no exterior, mas as importadoras não concretizaram a operação, pois as vendas caíram e em abril a alíquota do Imposto de Importação subiu de 32% para 70%.
Os critérios para reexportação dos veículos serão definidos por cada empresa. Para quem pretende completar a operação, o governo estuda a possibilidade de parcelar em três vezes o pagamento do II.
O prazo máximo de permanência dos produtos importados e que agora poderão ser reexportados é de 90 dias após sua chegada. Depois deste prazo, as empresas são notificadas pela Receita e os veículos podem ser leiloados.
A Receita já notificou administradoras que 1.110 veículos poderão ser leiloados se sua situação não for regularizada. A partir de segunda-feira, elas poderão optar pela reexportação.
O mecanismo que o decreto presidencial vai criar está sendo chamado de reexportação porque o carro foi exportado do exterior para o Brasil, mas a operação não se completou. Agora, poderá ser exportado novamente.

Texto Anterior: Britto vai a Paris atrás de fábricas
Próximo Texto: Programas econômicos sempre provocam desemprego, diz Malan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.