São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escrita nasceu no Egito e não na Mesopotâmia, afirmam cientistas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A escrita foi criada no Egito, no ano 3.300 a.C., dizem pesquisadores alemães. A afirmação contraria a teoria aceita até agora, segundo a qual a escrita foi criada pelos sumérios, na Mesopotâmia (Ásia).
A conclusão foi divulgada por Günter Dreyer, diretor do Instituto Arqueológico Alemão do Cairo, em uma conferência sobre egiptologia, realizada em Cambridge (Reino Unido).
Segundo Dreyer, um grupo de arqueólogos alemães encontrou em Abydos (590 quilômetros do Cairo) textos representados como hieróglifos de mais de 5.000 anos.
O exemplar mais antigo da escrita cuneiforme suméria data de 2.500 a.C., 800 anos depois, portanto, da data atribuída ao hieróglifo encontrado em Abydos.
Os arqueólogos alemães vão mais longe e sugerem que a escrita cuneiforme pode ter, inclusive, adaptado conceitos da escrita dos hieróglifos egípcios.
"É possível que algumas letras sumérias tenham sido adaptados do hieróglifo, disse Ahmed Osman, arqueólogo egípcio.
Ele explica que as populações do delta do Nilo e da península árabe mantêm contato desde o ano 4.000 a.C. "Seguramente os egípcios e os sumérios estavam em contato nesse período."
Para ele, é possível que a escrita suméria tenha "imitado" a egípcia antes de se modificar.

Texto Anterior: Governo de Britto é marcado por viagens
Próximo Texto: Satélite deve estudar eletrônica no vácuo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.