São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio obriga família a mudar de hábito

DA REPORTAGEM LOCAL

Na casa de Cecília Maria Alves de Matos Beeler, 35, em Interlagos (zona sul), nunca houve disputa na hora do banho. Afinal são quatro chuveiros para seis pessoas -ela, o marido e os quatro filhos.
Agora, com o rodízio de água da Sabesp, a garotada, de 6, 11, 12 e 15 anos, está reclamando. Os concorridos e constantes banhos na hidromassagem foram restringidos aos finais de semana.
Pelo esquema, instituído pela Sabesp no último dia 7 nas zonas sul e oeste de SP, a cada três dias, 1,8 milhão de pessoas ficam sem água por 24 horas. O rodízio não deve terminar antes de março.
Cecília diz que, nos dias de corte, a casa fica com apenas um chuveiro, o único ligado à caixa d'água. Os demais, alimentados pelo encanamento da rua, secam.
Ela conta que não está podendo estocar água. "Estou armazenando a roupa suja. Nem quero ver a hora de lava aquela montanha."
Uma reclamação de Cecília é comum aos moradores da zona sul. Ela diz que há três meses passa por um "rodízio extra-oficial".
Segundo Cecília, a água era cortada pelo menos uma vez por semana. "A diferença é que, agora, avisam quando vão cortar."
Para Antonia Silva, 47, o esquema da Sabesp é "normal". Moradora do Parque Bristol (zona sul), ela diz que, em razão dos cortes, já se acostumou a fazer o serviço de casa na parte da manhã.
"É difícil termos água o dia inteiro, à tarde sempre acaba." Antonia conta que, para economizar, as nove pessoas da casa tomam banho em uma bacia. "Depois aproveitamos a água na privada."
Segundo a Sabesp, alguns bairros mais distantes ficavam sem água sempre que o nível do reservatório baixava.
Não havia pressão suficiente para mandar água a longas distâncias. Por esse motivo, diz a empresa, foi instituído o rodízio.

Texto Anterior: 11 de uma família morrem em Minas
Próximo Texto: Dono de jet ski deve depor em Ubatuba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.