São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação medida pelo IGP-M é de 1,29%

DA SUCURSAL DO RIO

A inflação de agosto medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 0,99%, o menor de todos os índices apurados pelo IBGE desde abril de 1986, quando estava em vigência o congelamento de preços do Plano Cruzado.
O índice de agosto foi 1,37 ponto percentual menor que os 2,36% de julho. Em abril/86, o IPCA foi de 0,78%. O menor índice apurado naquele mês pelo IBGE foi o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), com 0,43%.
Agora em agosto, o INPC foi de 1,02% -queda de 1,44 ponto percentual sobre os 2,46% de julho.
A diferença entre o IPCA e o INPC é que o primeiro apura a inflação com base na cesta de consumo de famílias que ganham até 40 salários mínimos e o segundo se baseia no consumo de famílias com renda de até oito mínimos.
Os produtos de feira (tubérculos, raízes e legumes) e as roupas masculinas e femininas foram os responsáveis pela queda dos preços no varejo em agosto.
IGP
Também ontem foi divulgada a inflação medida pelo IGP (Índice Geral de Preços) da FGV (Fundação Getúlio Vargas). O índice ficou em 1,29%, 0,95 ponto percentual menor que os 2,24% de julho.
O IGP é um índice híbrido, formado pela combinação de outros três: o IPA (Índice de Preços por Atacado), com peso de 60%; o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30%; e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), com peso de 10%. Os três caíram em relação a julho.

Texto Anterior: COMO TER ACESSO AO CRÉDITO
Próximo Texto: E a Previdência?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.