São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Letras Artes Mídia", de Décio Pignatari, tem lançamento hoje

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Livro: Letras Artes Mídia
Autor: Décio Pignatari
Preço: R$ 19
Lançamento: hoje, às 18h30, na Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel. 011/285-4033, região central)

Quase nenhum outro formador de opinião, no Brasil, une tanta persuasão com tanta provocação quanto Décio Pignatari, 68, de quem a editora Globo lança hoje o livro "Letras Artes Mídia".
O título do livro é adequado ao autor: além de homem de letras (poeta, ficcionista, tradutor, ensaísta), Pignatari visitou todas as linguagens artísticas, incluindo holografia e documentário.
São colunas de jornal (muitas delas da Folha), conferências e artigos feitos nos anos 80, parte dos quais saíra em 1988 em "Podbre Brasil" (editora Pontes).
Os assuntos vão de televisão e "Poesia e informática" a Dyonélio Machado, Oswald de Andrade e outros escritores. Pignatari não deixa o tédio exalar sua modorra âmbar em nenhum dos parágrafos.
Tem idéias sobre tudo. Pode ser imprevisível (elogiando o escritor americano Gore Vidal), exagerado (exaltando o videoclipe) ou inovador (lendo "Tristram Shandy", de Sterne). Não à toa, o texto é repleto de incidentes gráficos (travessões, reticências) e assonâncias -como que crispado por tanta opinião. Um Prozac intelectual.

Texto Anterior: Frida Kahlo tem série de eventos no Rio
Próximo Texto: Quartetos de cordas tocam em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.