São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995 |
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Troca de pneus exige equipamento em ordem
MARCELO TADEU LIA
Todo motorista deve ter no carro os três itens, que são obrigatórios pela legislação brasileira. Porém, antes de retirar o pneu do veículo para troca, algumas regras básicas devem ser seguidas. Em primeiro lugar, o motorista deve estacionar o carro em local plano e firme -se for possível. Em terreno arenoso, com terra fofa ou lama, deve calçar o macaco com um pedaço de madeira. É importante não esquecer de acionar o freio de mão e sinalizar com o triângulo de segurança. Os passageiros devem descer do carro e permanecer em local seguro, fora da área de trânsito. Ao substituir pneu traseiro, deve-se engatar a primeira marcha ou marcha a ré, para maior segurança. Em seguida, os parafusos devem ser afrouxados. Nunca devem ser retirados antes de levantar o carro. O suporte do macaco deve estar encaixado no ponto indicado pelo manual do proprietário. O motorista deve, então, substituir a roda e colocar os parafusos, iniciando pelo superior, apertando-os levemente. Depois, deve abaixar o carro para o aperto final. Macacos Os macacos podem ser mecânicos ou hidráulicos (com fluido, para diminuir o esforço ao elevar o veículo). Os mecânicos equipam a maior parte dos carros nacionais e importados. Os modelos de uso lateral -também chamados de macaco joelho-, leves e pequenos, são os mais usados no Brasil. Os modelos sanfona (universal) e jacaré (igual aos de borracharias, mas menores) também são muito úteis, porque podem ser instalados em vários pontos do carro. Texto Anterior: Reparador dispensa macaco Próximo Texto: Acessórios permitem substituição mais fácil Índice |
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