São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
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Troca de pneus exige equipamento em ordem

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Macaco, triângulo e chave de roda em boas condições de uso garantem uma troca de pneus mais rápida e, principalmente, segura.
Todo motorista deve ter no carro os três itens, que são obrigatórios pela legislação brasileira.
Porém, antes de retirar o pneu do veículo para troca, algumas regras básicas devem ser seguidas.
Em primeiro lugar, o motorista deve estacionar o carro em local plano e firme -se for possível.
Em terreno arenoso, com terra fofa ou lama, deve calçar o macaco com um pedaço de madeira.
É importante não esquecer de acionar o freio de mão e sinalizar com o triângulo de segurança.
Os passageiros devem descer do carro e permanecer em local seguro, fora da área de trânsito.
Ao substituir pneu traseiro, deve-se engatar a primeira marcha ou marcha a ré, para maior segurança.
Em seguida, os parafusos devem ser afrouxados. Nunca devem ser retirados antes de levantar o carro. O suporte do macaco deve estar encaixado no ponto indicado pelo manual do proprietário.
O motorista deve, então, substituir a roda e colocar os parafusos, iniciando pelo superior, apertando-os levemente. Depois, deve abaixar o carro para o aperto final.
Macacos
Os macacos podem ser mecânicos ou hidráulicos (com fluido, para diminuir o esforço ao elevar o veículo).
Os mecânicos equipam a maior parte dos carros nacionais e importados. Os modelos de uso lateral -também chamados de macaco joelho-, leves e pequenos, são os mais usados no Brasil.
Os modelos sanfona (universal) e jacaré (igual aos de borracharias, mas menores) também são muito úteis, porque podem ser instalados em vários pontos do carro.

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