São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995 |
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RAIO X Regulamentação Lei 6.533 de 24/05/1978 e Decreto 82.385 de 05/10/1978 Salário R$ 915,60 por semana (longas, médias e curtas metragens) e R$ 3.865,41 por filme (filmes publicitários)* Áreas de Atuação Direção, direção de fotografia, montagem, técnico de som, roteiro e produção Onde Estudar Em São Paulo: USP (Universidade de São Paulo) e Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) Em outros estados: Rio de Janeiro: UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói. Brasília: UnB (Universidade de Brasília) Currículo mínimo Disciplinas básicas: filosofia, sociologia (geral e da comunicação), língua portuguesa, realidade socioeconômica e política brasileira, redação e expressão oral, teoria da comunicação, comunicação comparada, educação física, estudo de problemas brasileiros Disciplinas específicas: argumento e roteiro, direção do filme, organização de produção, fotografia e iluminação, som do filme, edição cinematográfica, história do cinema, cinema brasileiro, análise do filme, legislação e ética do cinema e mais três disciplinas optativas, a critério da instituição de ensino Estágio Obrigatório e supervisionado, durante o último semestre do curso Onde atua a maioria dos profissionais formados Agências de publicidade, produtoras de vídeos e emissoras de televisão Arte positivo/negativo Positivo Realização pessoal Boa remuneração (somente para área de publicidade) Mercado na área de vídeos institucionais tem crescido Negativo Mercado restrito Baixa remuneração (profissionais fora do mercado publicitário) Falta de investimentos no setor Concorrência de profissionais de outras áreas (publicidade, rádio e TV, produção cultural) *valores mínimos, estabelecidos pelo sindicato. Sujeito a variações Fontes: Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica de São Paulo e CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) Texto Anterior: Produção faz parte da carreira Próximo Texto: FILMES E LIVROS OBRIGATÓRIOS PARA FUVEST Índice |
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