São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RAIO X

Regulamentação
Lei 6.533 de 24/05/1978 e Decreto 82.385 de 05/10/1978

Salário
R$ 915,60 por semana (longas, médias e curtas metragens) e R$ 3.865,41 por filme (filmes publicitários)*

Áreas de Atuação
Direção, direção de fotografia, montagem, técnico de som, roteiro e produção

Onde Estudar
Em São Paulo: USP (Universidade de São Paulo) e Faap (Fundação Armando Álvares Penteado)
Em outros estados: Rio de Janeiro: UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói. Brasília: UnB (Universidade de Brasília)

Currículo mínimo
Disciplinas básicas: filosofia, sociologia (geral e da comunicação), língua portuguesa, realidade socioeconômica e política brasileira, redação e expressão oral, teoria da comunicação, comunicação comparada, educação física, estudo de problemas brasileiros

Disciplinas específicas: argumento e roteiro, direção do filme, organização de produção, fotografia e iluminação, som do filme, edição cinematográfica, história do cinema, cinema brasileiro, análise do filme, legislação e ética do cinema e mais três disciplinas optativas, a critério da instituição de ensino

Estágio
Obrigatório e supervisionado, durante o último semestre do curso

Onde atua a maioria dos profissionais formados
Agências de publicidade, produtoras de vídeos e emissoras de televisão
Arte positivo/negativo

Positivo
Realização pessoal
Boa remuneração (somente para área de publicidade)
Mercado na área de vídeos institucionais tem crescido

Negativo
Mercado restrito
Baixa remuneração (profissionais fora do mercado publicitário)
Falta de investimentos no setor
Concorrência de profissionais de outras áreas (publicidade, rádio e TV, produção cultural)

*valores mínimos, estabelecidos pelo sindicato. Sujeito a variações
Fontes: Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica de São Paulo e CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola)

Texto Anterior: Produção faz parte da carreira
Próximo Texto: FILMES E LIVROS OBRIGATÓRIOS PARA FUVEST
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.