São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estréia de Burns é revelação de 95 em NY

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

O diretor, roteirista e ator Edward Burns, um irlandês-americano de 27 anos, é a maior revelação do cinema nova-iorquino em 1995.
Seu filme de estréia, "The Brothers McMullen" (Os Irmãos McMullen) conquistou em janeiro o principal prêmio do Sundance Festival, um dos mais badalados festivais de cinema dos EUA, deixando para trás concorrentes como "Unzipped" (biografia do estilista Isaac Mizhari) e "Living In Oblivion" (de Tom DiCillo).
Burns trabalhou quase artesanalmente em seu primeiro filme. Com o microorçamento de US$ 20 mil (conseguido graças à ajuda de amigos e parentes), ele levou oito meses para acabar as filmagens.
"Trabalhávamos nos fins-de-semana e em horários fora do expediente porque todo mundo tinha outro emprego", contou Burns à Folha . Ele próprio era motorista de um programa de TV.
"Os atores eram estreantes e tinham que usar suas próprias roupas. Eu que cuidava da maquiagem e dos cabelos e vários amigos trabalharam de graça. Foi uma aventura", diz.
Leia a seguir os principais trechos da entrevista à Folha .

Folha - Quando você começou a se interessar por cinema?
Ed Burns - Eu não era fanático por filmes na infância. Aliás, nunca pensei que me envolveria com cinema até a faculdade. Fiquei apaixonado pela profissão quando assisti "Mean Streets". Larguei tudo o que estava fazendo e fui estudar cinema.
Folha - Há algum outro filme que o tenha marcado muito?
Burns - "Touro Indomável" é muito especial porque tem uma fotografia linda e fala sobre histórias de gente comum. Isso é o que realmente me atrai, me interessa.
Folha - Quais são seus planos agora que você tem agentes e estúdios interessados em patrocinar seus projetos?
Burns - Devo começar a gravar meu segundo filme no fim de outubro. Vai ser uma comédia sobre a vida de um bombeiro irlandês aposentado em Nova York e seu relacionamento com os dois filhos. O bombeiro será interpretado por John Mahoney. Eu serei um dos filhos e Mike McGlone (o Patrick de "Brothers McMullen"), o outro. Maxine Bahns (namorada de Burns na vida real) e Cameron Diaz ("O Máscara") também participarão do filme que deverá se chamar "She's The One".
Folha - Foi difícil escrever depois do sucesso de "The Brothers McMullen"? Você passou pela síndrome do segundo filme?
Burns - Não porque o rascunho já estava pronto antes de "Brothers McMullen" estrear no Sundance Festival e de virar um sucesso.

Texto Anterior: 'I Ching' é bom conselheiro
Próximo Texto: Mulheres são tema do filme
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.