São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê faz reforma ministerial na Índia

DO "THE INDEPENDENT"

O primeiro-ministro da Índia, Narasimha Rao, nomeou ontem 15 novos ministros. Três membros do novo gabinete são muçulmanos. A mudança no gabinete é tida como uma estratégia de Rao para evitar a derrota do seu Partido do Congresso para o Partido Bharatiya Janata, nas próximas eleições.
O Bharatiya Janata teve ganhos expressivos nas últimas eleições estaduais e representa a extrema direita e o fundamentalismo hindu.
A nomeação de muçulmanos e de representantes de camadas normalmente discriminadas na estratificada comunidade hindu serviria, assim, para ampliar o apoio a Rao.
Rao tenta também conter dissidentes de dentro de seu partido ligados a Sonia Gandhi, viúva do premiê Rajiv Gandhi (assassinado em 1991). Alguns líderes do partido acham que Rao, 73, deveria ser substituído por alguém com mais vitalidade, o que seria a única chance de o partido ficar no poder.
As eleições gerais precisam ser realizadas entre fevereiro e junho do próximo ano.

Texto Anterior: Defesa de O. J. quer eliminar mais um jurado
Próximo Texto: Grupo pede ênfase à questão racial; Brasileira sofre acidente de triciclo; Sul-africana defende direitos homossexuais; Italiana faz vídeo sobre reunião; Boutros-Ghali não vai a encerramento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.