São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índia guarani de 9 anos comete suicídio no MS

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Uma índia guarani de nove anos foi encontrada morta anteontem de manhã na aldeia Porto Lindo, em Japorã (a 470 km de Campo Grande-MS). Ela estava enforcada em uma árvore.
É a pessoa mais jovem que comete suicídio entre os índios da região sul de Mato Grosso do Sul. Desde 1986, a Funai registrou 183 casos na região. Dos 36 índios que cometeram suicídio neste ano, 40% eram adolescentes.
No Mato Grosso do Sul, há 27,8 mil guaranis, 1.700 dos quais na aldeia Porto Lindo. Oito já se mataram em Porto Lindo em 95.
O administrador regional da Funai em Amambai (MS), Virgílio Clemente, afirmou que não há motivo aparente para as mortes.
Os pais da menina disseram aos técnicos da Funai que não sabem a causa do suicídio da filha. "Vamos pedir ajuda à Funai em Brasília porque não sabemos como controlar essa situação. O mais grave é que nenhum índio quer falar sobre as mortes", disse Clemente.

Texto Anterior: Ibama vai repovoar rio Purus com tartarugas
Próximo Texto: Leão-marinho surge em praia de Santos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.