São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feldann recomenda a anulação convênio entre Estado e prefeitura

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, vai recomendar ao governador Mário Covas (PSDB) que anule o convênio realizado entre o Estado e a Prefeitura de São Paulo para o controle da emissão de poluentes por veículos.
Ele forneceu essa informação em ofício enviado ao deputado estadual Roberto Gouveia (PT), que pediu explicações sobre o acordo.
A partir de 96, os veículos com placas da cidade fabricados de 89 para cá só poderão ser licenciados se estiverem dentro dos padrões de emissão de poluentes.
A vistoria dos veículos será feita por uma empresa escolhida pela prefeitura da cidade.
O convênio assinado pelo prefeito Paulo Maluf (PPR) e pelo então governador Luiz Antonio Fleury Filho (PMDB) vincula o licenciamento -que é de competência estadual- à vistoria dos veículos no município.
Gouveia disse que a concorrência que a prefeitura vem fazendo para apontar a empresa que será responsável pela vistoria dos veículos na cidade "favorece a Vega-Sopave".
No dia 27, a proposta comercial vai ser aberta. Só a Vega-Sopave entrou na concorrência. Esse é um dos motivos que levou Feldmann a decidir pelo rompimento do convênio.
O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Werner Zulauf, disse que o programa de controle de poluição é inviável sem o convênio.
"Ninguém vai fazer a vistoria sem uma penalidade", afirmou o secretário.
"O Estado não pode anular o convênio. O Covas tem bom senso e não vai entrar nessa picuinha", disse ele.
Ele criticou Gouveia. "É fácil ser oposição. É só fazer afirmações levianas", afirmou Zulauf.
A assessoria de imprensa da Vega-Sopave informou que a empresa entrou na concorrência da prefeitura porque quer se desenvolver na área ambiental.
(CA)

Texto Anterior: Médicos vão à Justiça contra o PAS
Próximo Texto: Governador do Pará manda ajudar Funai; Gerente é acusado de planejar um roubo; PF apreende em SC produtos paraguaios; TJ lança hoje o serviço "Disque Tribunal"; QUINA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.