São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petróleo das Malvinas é discutido

DENISE CRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

Argentina e Inglaterra chegaram a um acordo de cooperação para a exploração de petróleo nas Ilhas Malvinas, depois de uma reunião em Nova York (EUA) no último final de semana.
Durante a reunião, também foi discutido o fim da proibição de envio de armas britânicas para a Argentina, que está em vigor desde a Guerra das Malvinas, em 1982.
A polêmica sobre a exploração do petróleo na região começou quando os kelpers, habitantes das ilhas, decidiram convocar uma licitação unilateral para outubro.
Essa determinação ignorou acordo firmado no início do ano entre a argentina YPF (Yacimientos Petroliferos Fiscales) e a British Gas para exploração conjunta nas regiões norte e oeste das ilhas.
Enquanto seguiam as negociações em Nova York, o governo argentino aumentou as ameaças contra empresas do setor que se mostravam interessadas em participar da licitação.
O acordo está ainda sujeito à aprovação dos governos e a uma consulta aos kelpers.
(Denise Chrispim Marin)

Texto Anterior: CMF: invasão tributária
Próximo Texto: IBM destitui parte de sua cúpula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.