São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terremoto há dez anos matou 10 mil no país

DA REDAÇÃO

O terremoto de ontem no México aconteceu às vésperas do 10º aniversário do pior tremor da história do país. Às 7h18 do dia 19 de setembro de 1985, a cidade foi devastada por um tremor que durou 30 segundos e que atingiu 8,1 graus na escala Richter.
A proximidade entre a intensidade do tremor de 85 e a do de ontem -7,3 graus Richter- podem dar a entender que os abalos foram semelhantes. Não foram.
A escala, adotada mundialmente em 1935, não é linear, mas logarítmica. Isso quer dizer que cada unidade a mais equivale a um movimento de solo dez vezes maior.
Num abalo de 7,5 graus, por exemplo, o chão se move dez vezes mais que num de 6,5 graus.
Os efeitos do terremoto de 85, assim, foram equivalentes a 6,3 vezes o de ontem. Há dez anos morreram cerca de 10 mil pessoas. A Cidade do México, à época, tinha 18 milhões de pessoas -a maior metrópole do mundo.
Os estragos só não foram maiores, agora e então, porque a cidade está em uma área sujeita a tremores, e seus arquitetos se acostumaram, há séculos, a se preparar para seus efeitos.
Mesmo assim, cerca de 35% dos edifícios da parte mais antiga do centro da capital desabaram em 1985. A maioria das vítimas morreu sob os escombros, e o trabalho de resgate durou vários dias.
Após o abalo de 85, também foram registrados vários movimentos sísmicos de até 7 graus na escala Richter, durante os dois dias seguintes.
Devido à hora em que ocorreu, o tremor atingiu milhares de pessoas nas ruas, durante o rush matinal. Houve explosões e incêndios.
Por conta do terremoto, as autoridades mexicanas e a Fifa, a entidade que comanda o futebol mundial, pensaram na possibilidade de fazer a Copa de 86 em outro país.
A Cidade do México, entretanto, foi reconstruída em um tempo considerado surpreendente. A Copa aconteceu nos locais previstos.

Texto Anterior: México sofre tremor de 7,3 graus
Próximo Texto: Manuscrito dos Beatles atinge preço recorde; Rússia investiga briga no Parlamento; Seis camponeses são mortos na Colômbia; Cidade reconhece casais gays na França; Irã prende 30 por fazer antenas parabólicas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.