São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA esperam fim do cerco

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo dos EUA disse esperar para as próximas horas a suspensão do cerco sérvio a Sarajevo, uma das condições da Otan para encerrar definitivamente os bombardeios contra posições sérvias ao redor da capital bósnia.
O presidente Bill Clinton disse que o mediador norte-americano na ex-Iugoslávia, Richard Holbrooke, conseguiu progressos importantes ontem.
Holbrooke teria conseguido do presidente da Sérvia e Montenegro, Slobodan Milosevic, a promessa de que os sérvios da Bósnia retirariam suas armas da região de Sarajevo. Milosevic negocia em nome "República Sérvia da Bósnia, país que não é reconhecido pela comunidade internacional.
Após o encontro com Milosevic em Belgrado, Holbrooke foi para Zagreb, onde se encontrou com o presidente croata, Franjo Tudjman. As etapas da negociação incluem ainda o presidente da Bósnia, Alija Izetbegovic.
A reunião do Grupo de Contato para a região (EUA, Rússia, Alemanha, França e Reino Unido), que deveria acontecer ontem em Genebra (Suíça), foi adiada para hoje para permitir a participação de Holbrooke.
A Rússia voltou ontem a acusar a Otan de massacrar civis sérvios na Bósnia. Segundo o ministro da Defesa, Pavel Gratchev, pelo menos 800 civis foram mortos e outros 2.000 ficaram feridos por causa dos ataques.

Texto Anterior: Otan volta a suspender ataques na Bósnia
Próximo Texto: Sérvios tentam 'enganar' Otan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.