São Paulo, sexta-feira, 15 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios tentam 'enganar' Otan

DA "REUTER"

Uma gravação telefônica entre o presidente da autoproclamada "República Sérvia da Bósnia", Radovan Karadzic, e um coronel de seu exército mostra que os sérvios têm planos de enganar os observadores da Otan.
Na gravação, ele pedia ao coronel Cedo Sladoje que começasse a retirar as armas de Lukavica antes das 23h do dia 4 deste mês (a data da gravação), quando vencia um ultimato da Otan. Caso os sérvios não obedecessem, os ataques seriam retomados.
"Você precisa preparar alguma coisa para as câmeras e então mostrar ao mundo, mesmo que precisemos colocar as armas de volta em seus lugares durante a noite, teria dito Karadzic.
Ele instruiu o coronel a formar uma coluna de cinco ou seis tanques e deixá-los prontos para partir em direção a Trnovo, até a chegada dos jornalistas.
Naquela noite, jornalistas que estavam em Pale foram ao local e relataram a retirada de uma pequena coluna de tanques.
Após o prazo, a Otan identificou a manobra e retomou os ataques contra os sérvios. O comando sérvio não comentou a gravação, feita por um grupo que se dedica a monitorar as comunicações dos sérvios e, às vezes, exibe as fitas a repórteres em Sarajevo.

Texto Anterior: EUA esperam fim do cerco
Próximo Texto: Eurotunnel diz que não paga suas dívidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.