São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Enciumando o PFL; Sobe e desce; Perdendo influência; Outra opção; Antídoto por escrito; Sem acordo; Greve geral; Água mole

Enciumando o PFL
Os tucanos -Serjão e José Aníbal à frente- estão numa ofensiva para reforçar a aliança com o PMDB. Mas trocaram de interlocutores. Os peemedebistas gaúchos estão em baixa. Dão lugar a paulistas, baianos e goianos.

Sobe e desce
Acusado de ter posições dúbias, o governador Britto (RS) não é mais o aliado preferencial dos tucanos no PMDB. Os paulistas Alberto Goldman e Aloysio Nunes e o goiano Íris Rezende são os mais cotados -até para um ministério.

Perdendo influência
Entrou areia no relacionamento de Quércia com Goldman e Aloysio Nunes. Assim, só sobram dois deputados da bancada federal do PMDB paulista fiéis ao quercismo. Pode haver disputa na escolha do candidato a prefeito paulistano.

Outra opção
Se a estratégia de aproximação com o PMDB não der certo -por causa de Quércia ou Sarney-, os tucanos já têm um plano B: atrair o PTB para um bloco com o PSDB. Foi por isso que Andrade Vieira (PTB) não entrou no PPB.

Antídoto por escrito
Líder do PFL, Inocêncio Oliveira cansou de ser enrolado. Agora, sempre que vai negociar com o presidente, leva fichas com os pedidos por escrito, para ler na hora. Do contrário, ouve FHC falar, falar e esquece o que ia dizer.

Sem acordo
Se já deu problema a escolha do líder do novo PPB na Câmara -com vários deputado ameaçando sair devido à escolha de Odelmo Leão-, o caso se repete no Senado. Haverá disputa entre Bernardo Cabral e Epitácio Cafeteira.

Greve geral
A CUT está criando uma coordenação nacional para unificar os chamados "movimentos de reivindicações salariais". Em outras palavras: greves unificadas são mais eficazes. Bancários e petroleiros têm data-base em setembro.

Água mole
FHC volta a se reunir com os governadores no dia 25. Em pauta, novamente, as reformas tributária e administrativa. Até lá, o ministro Nelson Jobim terá completado sua turnê pelos Estados expondo os projetos do Planalto.

Próximo Texto: Dança dos números; Faltou o principal; Quebrando expectativas; Esperando milagres; Prato que se come frio; No ringue; Dinheiro prometido; Trabalho infantil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.