São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiel pagou início no rádio

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Dezoito anos bastaram para a Universal expandir seus domínios de uma ex-funerária do bairro da Abolição, no Rio, para 39 países em quatro continentes.
Nesse salto, foi decisiva a colaboração de Maria Veronesi, 74. Acreditando ter sido curada por Edir Macedo, Maria deu ao bispo (então pastor) dinheiro para que ele pagasse seu primeiro programa de rádio.
Vendeu um terreno que havia recebido de herança do pai e entregou o dinheiro nas mãos do bispo, em 1977, para que ele comprasse dez minutos diários na rádio Metropolitana, no Rio.
Antes do programa, Macedo não reunia cem pessoas em seu templo recém-inaugurado. Depois, a frequência não parou de crescer.
Maria está até hoje na igreja. Em razão do longo relacionamento, não consegue se referir a Macedo como bispo. Prefere Edir.
Ela conheceu o bispo em 76, antes da fundação da Universal, quando ele pregava em um cinema no Rio.
"Eu estava muito endemoniada, vivia doente, desmaiava na rua, mas os médicos diziam que eu não tinha nada." Maria foi levada por uma irmã a um culto de Macedo e diz que foi curada.
Macedo já foi católico e frequentou a umbanda. Doze anos antes de criar a Universal, converteu-se ao evangelismo, na Igreja Nova Vida.
Em 75, deixou a igreja por considerá-la elitista. Ele e um pequeno grupo procuraram a Casa da Benção, de orientação popular, mas foram aconselhados a fundar um movimento.
Surgiu então a "Cruzada do Caminho Eterno". Por dois anos, Macedo e seus companheiros desenvolveram uma tática "guerrilheira" de evangelização.
Pregavam em praças, ruas ou cinemas alugados. A Universal surgiu em 77, fundada por um grupo que deixou a "Cruzada".
(CT)

Texto Anterior: Igreja Universal expande negócios e conquista adeptos em 39 países
Próximo Texto: Macedo trabalhou na Loterj durante 15 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.