São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
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Igreja Universal expande negócios e conquista adeptos em 39 países

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Com cerca de 6 milhões de fiéis em 39 países, proprietária da TV Record, dona de 30 rádios e quatro publicações no Brasil, uma arrecadação anual que pode superar US$ 600 milhões, a Igreja Universal do Reino de Deus está criando um império empresarial na Terra. Em dois meses lançará um plano de saúde próprio. Em 97, porá no ar uma TV paga. Pretende, ainda, fundar um jornal popular e quer diversificar suas atividades na área social.
"A igreja é como uma bicicleta andando: se parar, cai". A frase, que costuma ser repetida pelo bispo Edir Macedo, traduz bem o espírito que move a Universal, fundada por ele há 18 anos.
O crescimento da igreja esteve em evidência nas duas últimas semanas graças à minissérie "Decadência", da Rede Globo, que tem como personagem principal um pastor corrupto que enriquece à custa de seus fiéis.
O poderio da Universal está baseado em dois pilares: o uso dos meios de comunicação e a arrecadação de recursos junto aos fiéis.
A igreja não revela quanto recebe por ano. Informações obtidas pela Folha indicam um valor próximo de R$ 350 milhões.
Mas o pastor Caio Fábio, presidente da Associação Evangélica Brasileira, e crítico de Macedo, acredita em números mais altos.
Ele avalia que a Universal obtém, em média, R$ 200 em cada um dos cinco cultos que realiza por dia em seus 1.700 templos. A multiplicação dos números leva a R$ 612 milhões, só no Brasil.
O plano de saúde da Universal será inicialmente destinado aos seus pastores. Mas, se tudo correr bem, em seis meses ele estará concorrendo no mercado.
"Nós vamos quebrar o cartel dos planos de saúde", afirma o pastor Ronaldo Didini. Segundo ele, a intenção é fazer um plano acessível a pessoas de baixa renda.
A TV a cabo que a Universal pretende criar será voltada exclusivamente a temas religiosos. A igreja já é proprietária da Rede Record de televisão, pela qual Macedo pagou US$ 45 milhões.
O jornal popular é um projeto relativamente antigo, mas não há data para sua implementação.
O objetivo inicial era lançá-lo em São Paulo. Mas a Folha apurou que o atrito com a Globo levou a direção da igreja a privilegiar o Rio, sede do jornal "O Globo", de Roberto Marinho.
Desde 92, a Universal é dona do jornal "Hoje em Dia", de Minas Gerais. Ele foi comprado por US$ 20 milhões, junto com uma TV e uma rádio, do ex-governador de Minas Newton Cardoso.
A igreja tem duas publicações oficiais no país: a "Folha Universal", com tiragem de cerca de 700 mil exemplares, e a revista "Mão Amiga" editada pela ABC (Associação Brasileira Cristã).
A ABC foi criada pela Universal em outubro do ano passado para atuar na área social. Uma de suas ações principais é uma campanha contra a fome desenvolvida sob o slogan "Movimento Brasil 2000 - Futuro Sem Fome".
A expansão empresarial é acompanhada da territorial. "Nossa intenção é pregar o Evangelho a todo o ser vivente", afirma o bispo Carlos Rodrigues, 38, responsável pela atuação na área política.
A Universal já está instalada em 39 países (ver quadro). A partir de 96, pretende aumentar seus domínios na Ásia, a partir das Filipinas. E, em breve, pregará na Rússia.
O crescimento na África é vertiginoso. Em Moçambique, a igreja chegou a batizar 3.000 pessoas de uma vez no mar.
A Universal está em nove países africanos e prepara pastores na França para pregar nas nações de língua francesa do continente.
A ampliação de suas frentes de atuação vai levando a igreja a ocupar áreas tradicionais do Estado. A ABC inaugurou há três meses um posto de saúde na zona sul de São Paulo em conjunto com a associação de moradores local.
A meta principal é orientar a população sobre planejamento familiar e métodos anticoncepcionais. "Se o Estado não faz, nós faremos a nossa própria campanha de planejamento familiar", diz Didini, que preside a ABC.

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