São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pastor tem salário de R$ 700, casa e carro

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O organograma de poder da Universal não dá lugar de destaque ao bispo Edir Macedo. Formalmente, a instância máxima da igreja é o Conselho Mundial de Bispos, que tem 30 integrantes, entre eles Macedo.
O conselho se reúne a cada seis meses. Abaixo dele está o Conselho de Bispos no Brasil, que reúne os 17 bispos que atuam no país. Ele se reúne a cada dois meses e dá as diretrizes da Universal.
Seus integrantes dividem a responsabilidade pela supervisão da igreja nos Estados. Entre suas atribuições está a aprovação das contas de cada templo, depois da análise pelo Conselho de Pastores -próxima instância na estrutura de poder da igreja.
Depois de passar pelo bispo, as contas são encaminhadas ao conselho de bispos. Se há problemas, como gasto excessivo, o pastor é chamado a dar explicações.
Abaixo do conselho de pastores, estão os pastores e, abaixo deles, os obreiros, que não são remunerados. Os obreiros estão no ponto inicial da ascensão na Universal. Trabalham nas horas vagas e são responsáveis pelo atendimento personalizado aos fiéis.
Os pastores ganham salário, casa e assistência médica da igreja. Quando passam a ser responsáveis por um grupo de templos, recebem também um carro. A remuneração varia de Estado para Estado, mas é próxima a R$ 700.
Os bispos também recebem salário, casa, assistência médica e carro. Possuem ainda telefone celular, assessores e uma estrutura de apoio a seu trabalho.
(CT)

Texto Anterior: Macedo trabalhou na Loterj durante 15 anos
Próximo Texto: Conheça as diferenças entre os evangélicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.