São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estimativa é de 8.000 fiéis em Nova York

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

A Universal Church of the Kingdom of God (como a Igreja Universal do Reino de Deus é conhecida nos EUA) tem pelo menos nove templos no país.
A maioria fica em Nova York (cinco). Há outros dois em Miami (Flórida), um em Newark (Nova Jersey) e outro em Los Angeles (Califórnia).
A igreja se recusa a informar quantas pessoas participam dos cultos, mas, só em Nova York, a estimativa é de 8.000 fiéis.
O primeiro templo foi aberto no bairro do Brooklyn em 1984.
Os fiéis são em sua maioria de origem hispânica. As missas são proferidas em portunhol (mistura de português com espanhol) por bispos brasileiros.
Para os americanos que só falam inglês, a própria igreja se encarrega dos tradutores.
Em Los Angeles, a Igreja Universal transformou o "Million Dollar Theater" -uma das tradicionais casas de espetáculo do centro da cidade- em templo. A venda do teatro para a igreja provocou a ira da comunidade artística.
No templo de Los Angeles, a língua oficial é o espanhol, e a maioria dos fiéis é mexicana.
O bispo Edir Macedo também tem um programa diário de meia hora na Telemundo, rede de TV a cabo de língua espanhola.
O crescimento rápido da Universal vem sendo alvo de vários jornais, como o "The New York Times", "The Washington Post", "Los Angeles Times", "The Boston Globe", e de revistas como "Business Week", "Time e "Forbes".
Edir Macedo é descrito como uma "figura polêmica, que enriqueceu em dez anos graças aos lucros de sua igreja".
As acusações contra o bispo de remessa ilegal de dólares ao exterior e de evasão fiscal também vêm sendo bastante exploradas pela mídia norte-americana.
Macedo tem uma casa em Purchase, no condado de Westchester, ao norte de Nova York. Segundo a imprensa dos EUA, ele tem propriedades na Flórida.
Em Nova York, a Universal é um dos maiores grupos evangélicos.
Em todas as igrejas, há pelo menos três cultos por semana. Na terça, as orações são dirigidas para doenças incuráveis, como a Aids.
Na quinta, as orações são para resolver problemas familiares. A sexta é reservada para o exorcismo, cura de depressão, dor de cabeça, má sorte e mau-olhado.

Texto Anterior: Eleição de 89 fez CIA olhar para evangélicos
Próximo Texto: Católico vê instrumentalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.