São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisas revelaram deflação e desemprego

Nova lei eleitoral permite uso da máquina administrativa

RUI NOGUEIRA
COORDENADOR DE PRODUÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Inflação em baixa e desemprego em alta. Esta foi a cara do Plano Real revelada na semana passada pelas pesquisas. Enquanto a FGV (Fundação Getúlio Vargas) apontava para deflação nos índices de preços, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) anunciava um número recorde de demissões na indústria.
Em agosto, segundo a Fiesp, 58 mil trabalhadores perderam seus empregos -duas vezes mais que o total de demissões feitas em julho.
O número de agosto só é superado pelos 122.911 demitidos registrados em janeiro de 91. A Fiesp pesquisa o nível de emprego desde dezembro de 90.
Governo e empresários tiraram conclusões diferentes nas costas dos demitidos. Para Horácio Lafer Piva, diretor do Departamento de Pesquisas da Fiesp, "é um custo desnecessário do Plano Real".
Para o ministro Pedro Malan (Fazenda) "é ingenuidade imaginar que, de uma maneira mágica, você passa de uma inflação de 5.000%, que aconteceu nos 12 meses anteriores à introdução do real, para a situação que estamos agora."
A "situação de agora", anunciada pela FGV na terça-feira, foi a primeira prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de setembro que registrou deflação de 0.34%.
Deflação é a queda no nível geral de preços, o contrário de inflação. Na deflação, a média dos preços pesquisados cai.
Em São Paulo, empresários e sindicalistas lançaram manifesto contra a recessão e a favor das reformas constitucionais.
Eleições
Complicada foi a lei aprovada na Câmara com as regras para as eleições municipais do ano que vem. A lei, que seguiu para o Senado, permite que os atuais prefeitos usem a máquina administrativa para promover seus candidatos e restringe a divulgação das pesquisas eleitorais, impedindo publicação de "conjecturas ou previsões".

Texto Anterior: Duas lições dos antípodas
Próximo Texto: DO QUE SE FALOU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.