São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sirva um bom tira-gosto

PAULO SAMPAIO

Caviar Kaspia (importado da butique de mesmo nome, que fica na place de La Madeleine, em Paris), "terrines" de "fois gras" Castaing (fígado de ganso produzido artesanalmente em Landes, na França, desde 1925), queijo "parmigiano" Zanetti e salmão defumado Delfa Norge são as quatro sugestões do "chef" Emmanoel Bassoleil para uma "amuse bouche" (beliscada) antes do jantar.
O caviar deve ser servido com torradinhas de pão de forma cortado, feitas em casa, e acompanhado da gema e da clara de um ovo cozido, picadas separadamente.
"O branco, o amarelo e o preto sobre a torrada fazem uma composição equilibrada e saborosa. Por cima de tudo, podem-se pôr algumas gotinhas de limão", diz Bassoleil. Para beber, vodca ou Acquavit (aguardente de batata).
Com a "terrine" de "fois gras", o acompanhamento ideal é o Souternes gelado (vinho branco doce da região de Bordeaux, na França). "O patê com vinho branco é uma opção mais suave para quem não gosta de caviar com vodca", diz Bassoleil.
A terceira dica é o queijo "parmigiano", servido aos pedaços com um filete de azeite virgem importado. "Não é para servir o queijo cortado, mas picado com um aparelho semelhante àquele que Sharon Stone usa no filme 'Instinto Selvagem"'. Acompanha vinho branco seco italiano.
Creme de leite batido com consistência de chantilly e umas gotinhas de limão é o acompanhamento ideal para o salmão defumado, fatiado, sobre o pão preto.
Acompanha champanhe Brut francês.
(PS)

Texto Anterior: 'Sinto mais prazer com o chefão'
Próximo Texto: Saem junto para comparar roupa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.