São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro traz estudo sobre doença

ESPECIAL PARA A FOLHA

Um trabalho pioneiro iniciado em março de 94 está procurando traçar o perfil da osteoporose na população brasileira.
A primeira fase do estudo (já concluída) será lançada sob a forma do livro "Osteoporose -Brasil Ano 2000" no próximo dia 29, em São Paulo.
Sua elaboração foi coordenada pelo reumatologista e professor da Unicamp João Francisco Martins Neto e pelo presidente da Academia Brasileira de Reumatologia Rubem Lederman.
Os resultados do trabalho devem fornecer estatísticas e índices nacionais que poderão ser usados para a elaboração de uma política de prevenção e tratamento da doença no país.
O livro foi elaborado a partir de 600 questionários enviados a médicos e pacientes que trabalham ou convivem com a osteoporose.
Com as respostas, os especialistas elaboraram as previsões para a doença nos próximos anos.
Um dos resultados estima que quase 52% dos casos de osteoporose começam após a menopausa, enquanto que apenas 32% são de origem senil. 16% seriam uma combinação das duas causas. 47,5% das mulheres e 58,2% dos homens acometidos têm mais de 65 anos.

Osteoporose -Brasil Ano 2000 -lançamento dia 29 de setembro. Informações tel.: (011) 505-0033.

Texto Anterior: Professora sofreu fratura no pé, tornozelo e mãos
Próximo Texto: Brasileira tem massa óssea menor que americana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.