São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Klink fará palestra sobre sobrevivência; A FRASE; O NÚMERO; Açúcar em remédio pode provocar cárie;

JULIO ABRAMCZYK

Klink fará palestra sobre sobrevivência
A experiência de Amir Klink (foto) em termos de sobrevivência e alimentação na Antártida será o tema de sua palestra no Quinto Ciclo sobre Temas Atuais em Nutrição do hospital Santa Catarina (São Paulo), de 4 a 6 de outubro, na av. Paulista, 200. Da programação constam também conferências sobre interações de drogas e nutrientes, osteoporose e nutrição e dietas.

A FRASE
"Educação e desenvolvimento econômico são os melhores contraceptivos."
De Mary Ann Glendon, professora de direito da Universidade Harvard (EUA) e chefe da delegação do Vaticano na Quarta Conferência Mundial da Mulher, em Pequim (China).

O NÚMERO
53% ... dos casais de países em desenvolvimento, em 1990, usavam um método anticoncepcional, contra somente 14% em 65, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Açúcar em remédio pode provocar cárie
O professor Iain C. Mackie, do Hospital Universitário Odontológico de Manchester, Inglaterra, sugere no "British Medical Journal" aos médicos evitar prescrever medicamentos contendo açúcar às crianças, principalmente à noite, pelo risco de provocar cáries dentárias. Mackie destaca que remédios sem açúcar podem ser facilmente encontrados e que deveriam ser recomendados pelos médicos.

Subir escadas pode substituir exercícios
Na Inglaterra, os médicos estão sugerindo aos adultos uma forma simples de praticar exercícios leves, com grandes benefícios à saúde, em particular ao coração: encorajam a população a usar as escadas comuns em lugar do elevador ou da escada-rolante. No metrô da cidade de Glasgow foram colocados sinais indicativos de direção para as escadas e observou-se um significativo aumento no seu uso pelos passageiros.

Pesquisa analisa os ataques de asma
Uma análise estatística elaborada no Instituto Weizmann de Ciências, com base em 10 mil crianças atendidas em hospitais de Israel, mostrou que alterações drásticas nas condições climáticas (como umidade e temperatura) resultaram em aumento do surgimento e severidade de casos de asma em crianças. O objetivo foi demonstrar para as autoridades sanitárias a importância de proporcionar uma adequada previsão de tempo à população, para possibilitar a medicação preventiva aos ataques asmáticos de crianças sensíveis.

Texto Anterior: Brasileira tem massa óssea menor que americana
Próximo Texto: PRIMAVERA; PASSEIO CICLÍSTICO; INTERDIÇÃO; EDUCAÇÃO; UNIVERSIDADE; RODÍZIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.