São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sessão de terapia é gratuita no HC

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Pessoas que idealizam muito o outro, que estabelecem relações competitivas ou que têm dificuldade em manter uma relação duradoura podem participar do programa de psicoterapia breve oferecido pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.
As sessões são gratuitas, individuais e a terapia dura de 12 a 24 sessões. Os candidatos são selecionados em entrevistas.
A psicoterapia breve é praticada nos EUA e Europa desde os anos 1960. No Instituto de Psiquiatria do HC, é oferecida desde 1989.
A cada ano, o instituto privilegia um problema. No ano passado, foi o luto, pessoas que tinham dificuldade em lidar com a morte.
"Este ano a terapia está voltada para pessoas com dificuldade no relacionamento afetivo", diz a psiquiatra Patrícia Schoueri, coordenadora da psicoterapia breve.
"O importante é que a pessoa queira mudar, que tenha um olho crítico voltado para si mesma."
Segundo Patrícia, é comum pessoas procurarem terapia querendo mudar o outro. Não serão aceitas.
A psicoterapia trabalha na tentativa de levar o paciente a aceitar seus limites e os do outro. "Você pode mudar de outro, mas qualquer outro vai ter limites."
(AB)

Informações - pelo telefone (011) 852-1274, das 8h às 12h, com Júlia

Texto Anterior: Gerente 'insiste' em ciumentos
Próximo Texto: OS GRUPOS ANÔNIMOS EM SÃO PAULO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.