São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como funciona a tributação

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Imposto direto é aquele calculado a partir de um determinado valor. Os exemplos mais comuns são o Imposto de Renda (calculado sobre o salário do trabalhador), o IPTU (sobre o valor do imóvel) e o IPVA (sobre o valor do carro).
Há, ainda, a contribuição previdenciária (calculada sobre o salário do trabalhador até R$ 832,66). Em todos esses casos o contribuinte sabe exatamente quanto está pagando.
Imposto indireto é aquele "embutido" no preço final do produto. Assim, no preço final já está o imposto. Exemplos: IPI em um produto industrializado, ICMS na circulação de uma mercadoria e ISS na prestação de um serviço.
Esses impostos são pagos pelo consumidor, pois são não-cumulativos (incidem apenas sobre o valor acrescido em cada etapa de produção). Assim, o consumidor não tem direito ao ressarcimento (compensação) desse crédito, como acontece com as empresas no caso do ICMS e IPI.
(MCz)

Texto Anterior: Tributo consome 35% do salário
Próximo Texto: México exporta mais para o Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.