São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estourando o cartão; Dívida trilionária; Modelo leniente; Direção do câmbio; Momento oportuno; Reação química; Concorrência externa; Desvantagem apontada

Estourando o cartão
Analistas nos EUA estão alarmados com a expansão do endividamento dos americanos, diz o "The Wall Street Journal". O gasto alavancado no crédito cresce duas vezes mais do que o salário.

Dívida trilionária
Os americanos estão aumentando suas dívidas a um ritmo anual de 10,9%. O débito conjunto chegou a US$ 979 bilhões e estima-se que mais US$ 1 trilhão estejam disponíveis nos cartões de crédito.

Modelo leniente
A dívida dos americanos cresceu mais desde o começo do ano passado, quando as instituições aumentaram de três para quatro anos o prazo para saldar a dívida remanescente no cartão.

Direção do câmbio
O boletim "BBT Perspectivas", do economista Yuichi Tsukamoto, prevê que haverá uma pequena correção na taxa de câmbio até o final do ano.

Momento oportuno
Tsukamoto considera que o cenário tranquilo, marcado por alto nível de reservas, superávit e inflação baixa, permite ao Banco Central corrigir o câmbio, que está defasado desde o início do Real.

Reação química
As vendas de resinas termoplásticas no mercado interno começaram o segundo semestre num nível 30% mais baixo do que o do início do ano, segundo a Abiquim.

Concorrência externa
O setor químico atribui a queda das vendas à redução para 2% da alíquota do Imposto de Importação. Com isso, a participação das resinas importadas na demanda doméstica triplicou, para 15%.

Desvantagem apontada
A Abiquim defende a revisão da medida, argumentando que parceiros comerciais do Brasil têm alíquotas que protegem seus produtores. É o caso dos EUA e Europa (12,5%) e Argentina (17%).

Texto Anterior: Obras minguantes; Na despedida; Savoir-faire; No ar; Projeto baiano; Anúncio na rede; Mercado aquecido; Ameaça setorial; Reflexo no emprego; Movimento esperado; Na mesma; Leitura de investidor
Próximo Texto: Política industrial para o setor automotivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.