São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995 |
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CANDIDATO DEVE TOMAR CUIDADO COM ORTOGRAFIA INADEQUADO - Cristina Almeida, da Potencial Consultoria, diz que o currículo é pouco informativo e precisa de ajustes. Ela recomenda que a candidata dê mais atenção à ortografia A Dados pessoais Nome: Cleide Oliveira Barbosa Brasileira, Solteira, Secretária Não tenho filhos Filiação: Antônio Barbosa Sobrinho e Clemilda Maciel de Oliveira Barbosa Naturalidade: São Paulo Nascimento: 28 de março de 1972 Endereço: Rua Xxxxxxxx Xxxxx, xxx - apto. xx-x Grajaú, São Paulo (SP) CEP 04840-120 Tel: (011) - xxx-xxxx (com.) B Escolaridade Superior: Administração de empresas (cursando o segundo ano) Faculdade: ESAN-SP Colegial: (Em 1992) Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Muel Wainer C Outros cursos Curso de Datilógrafa Escola de Datilografia Visconde de Araguaia - SP Cursos de informática: Introdução ao Lotus 1, 2 e 3 Data Center - SP MS DOS Data Center - SP DBase 3 Plus Data Center - SP Word Star Data Center - SP Introdução ao Comércio Exterior Faculdade Esan - SP Curso de matemática financeira "HP-12-C" Faculdade Esan - SP Curso de inglês (primeiro estágio) Skill Aliança Inglesa S/C Ltda. D Experiências profissionais: Emprego atual Empresa: Getúlio Vargas Loschiavo (advocacia) Endereço: av. Xxxx Xxxxx Xxxxxxxxx, xxx PL Paulista - SP Tel: (011) xxx-xxxx com. Cargo ocupado: secretária Período: seis anos de experiência Empresa: Sondatex Comércio e Representações Ltda. Endereço: rua Xxxxxxx, xxxx Cargo ocupado: auxiliar de escritório Período: nove meses E Funções desempenhadas: - Atendimento a clientes; - Atendimento de pedidos de mercadorias; - Controle de caixa pequeno; - Cadastro de clientes; - Controle de estoque; - Datilografia em geral de petições, contratos de locação e recibos - Tiragem de notas fiscais, duplicatas; - Agendamento de clientes; - Experiência fax e PABX; - Noções de informática; - Auxílio em reuniões etc; - Arquivos etc. F Área pretendida Assistente administrativa São Paulo, 10 de julho de 1995 Secretária Cleide Oliveira Barbosa Itens e informações que devem ser alterados A A candidata deve eliminar alguns dados supérfluos, como, por exemplo, filiação e a palavra "secretária" incluída incorretamente no tópico B Para o conteúdo desse tópico, seria melhor usar "formação acadêmica" em vez de "escolaridade". A candidata deve suprimir informações do primeiro e segundo graus, a menos que o segundo grau seja um curso técnico C É recomendável especificar em uma só linha nome do curso, instituição e ano, listando do mais recente ao mais antigo D A candidata deve suprimir endereços e telefones das empresas em que atuou, mesmo porque o telefone da empresa atual já consta do tópico "dados pessoais". Mas é importante especificar o período exato de trabalho nas empresas, colocando mês e ano de admissão e desligamento. Para o cargo de secretária, também é recomendável citar a área de atuação, como, por exemplo, Departamento Comercial, Financeiro ou Recursos Humanos E As funções desempenhadas talvez pudessem ser mais detalhadas. Nesse tópico (no original do currículo) também havia um grave erro de português. No primeiro item ("atendimento a clientes") o "a" não tem crase F Se quiser citar a área pretendida, coloque-a logo após o tópico "dados pessoais" ou "formação acadêmica"; o título pode ser "objetivos" Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise por consultores e publicação nesta seção, para o caderno Empregos - Seção "Seu Currículo": al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. A Redação considera que o autor do currículo consente a publicação parcial ou total das informações nele contidas Texto Anterior: Saiba quais são os direitos da telefonista Próximo Texto: Abertas vagas para curso de espanhol Índice |
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