São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japonesa desafia homens no GP Brasil

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

A japonesa Tomoko Igata, 29, é a única mulher entre os 89 pilotos inscritos para o Grande Prêmio Brasil de Motociclismo.
As provas das três categorias do Campeonato Mundial se realizam hoje no autódromo de Jacarepaguá (zona oeste do Rio), a partir de 12h (250 cilindradas), 13h15 (500 cc) e 14h30 (125 cc).
O evento marca a reabertura do circuito do Rio para uma etapa de competição mundial. A última vez foi em 89, num GP de Fórmula 1.
A solitária corredora do campeonato anda de moto desde os 9 anos. Foi iniciada pela irmã, Mari, hoje dona de uma equipe, integrada exclusivamente por mulheres, que participa de competições no Japão.
Baixa (1,62 m) e magra (47 kg) mesmo para o padrão do motociclismo, Tomoko não vê no sexo um obstáculo para o triunfo.
"O maior problema é no cotidiano", disse à Folha. "Em muitos autódromos não há banheiros para mulheres, onde trocar de roupa. Esse é um mundo de homens."
Nos boxes, os pilotos trocam de roupa sem se importar com os vizinhos -todos homens.
Tomoko construiu um vestiário improvisado, em que um pedaço de pano a cerca para vestir e tirar o macacão.
No que se refere a fraturas, a igualdade chegou. Ela fraturou as clavículas, braço e tornozelo, onde exibe uma cicatriz de 30 cm.
Já teve parafusos metálicos no corpo para acelerar a recuperação de fraturas ósseas, como outros 39 pilotos que correm hoje.
No ano passado, havia uma mulher no Mundial, a italiana Daniela Tognoli. Ela foi proibida de correr por ser muito lenta na pista.
Tomoko Igata participa da categoria de 125 cc, cujas motos devem atingir velocidade máxima de cerca de 218 km/h hoje, caso não chova.
Ela está em 17º lugar no campeonato. Sua melhor colocação foi um sétimo lugar. Ela estreou no Mundial no ano passado.

LIGUE
a partir das 18h para o Folha Informações Esporte, 900-0316, e saiba o resultado do GP Brasil. A ligação custa R$ 1,17 por minuto e o serviço funciona em todo o Estado de São Paulo

NA TV
Bandeirantes, ao vivo, às 12h

Texto Anterior: Cestinha Oscar entra em ação mais uma vez
Próximo Texto: Pista passa por teste para prova da Indy-96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.