São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Sérvios afastam armas pesadas de Sarajevo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Exército Sérvio da Bósnia removeu ontem apenas 12 armas pesadas, de um total de cerca de 200, para uma distância de 20 km de Sarajevo, a capital bósnia.
“Continuamos céticos em relação ao compromisso sérvio”, afirmou um porta-voz da ONU.
A Otan (aliança militar ocidental) suspendeu ataques a posições sérvias depois que sérvios concordaram com a retirada das armas.
Até ontem, dois aviões já haviam pousado no aeroporto de Sarajevo, mas os sérvios bloquearam um comboio da ONU.
Segundo as Nações Unidas, as lideranças sérvias se opuseram ao uso de soldados da Força de Reação Rápida (franco-britânica) para proteger o comboio.
A TV Bósnia apresentou imagens de 4 croatas e 17 muçulmanos massacrados por sérvios em Donji Vakuf, tomada quarta passada pelos bósnios.
Na noite de sexta, o Exército sérvio admitiu ter perdido a localidade de Kljuc, na Bósnia Central, para os croatas. Ontem, os bósnios muçulmanos disseram ter cercado Bosanska Krupa e estar marchando para Sanski Most.
O mediador da União Européia, o sueco Carl Bildt, deve voar hoje a Sarajevo para se encontrar com os líderes muçulmanos. Da última vez em que Bildt foi a cidade, o governo bósnio se recusou a recebê-lo, em protesto contra uma suposta omissão do Ocidente.
O Parlamento da Bósnia debate hoje o plano de paz norte-americano, já aceito em princípio pelas partes em conflito. O Partido Social-Democrata, de oposição, disse temer a divisão da Bósnia em uma parte sérvia e outra croata-muçulmana.
O premiê Bósnio, Haris Silajdzic, disse que a ONU vai permitir que os sérvios deixem, ao redor de Sarajevo, suas armas mais letais, “justamente aquelas que mataram a maioria das 10 mil pessoas em Sarajevo nos 41 meses de cerco”.

Texto Anterior: Clinton admite calamidade em Porto Rico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.