São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995 |
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Ponto comercial é destaque
DA REPORTAGEM LOCAL O 1º Congresso Internacional de Franchising teve como principal objetivo discutir os rumos do franchising no final do século.Franquia é um sistema de negócio que consiste na transferência dos direitos de exploração da marca, serviço, produto ou tecnologia de uma empresa para outra, mediante o pagamento de taxas. Coordenados pelos consultores Marcus Rizzo e Marcelo Cherto, os debatedores brasileiros abordaram aspectos da Lei de Franquias e linhas de crédito para o setor. Eliane Bernardino, vice-presidente da rede Mister Pizza, afirmou que a lei não prevê casos em que o franqueador (dono da marca) aluga um ponto e repassa para o franqueado (comprador). "O franqueado fica sob o controle do franqueador. Isto acontece porque a prioridade na renovação do contrato é do locatário e não para quem está usando o ponto." Thomas Macintosh, advogado norte-americano, afirmou que não compreendia o conceito de ponto comercial, porque não existe nada semelhante em seu país. A lei obriga o franqueador ou master-franqueado a entregar uma COF (Carta de Oferta de Franquia) ao interessado, com diversas informações sobre a empresa. Eloi D'Avila, da rede de agências de viagens Flytour, defendeu que a carta contenha três opções de financiamento. Para isso, segundo ele, o setor deve "brigar" por crédito junto aos bancos. "Não vamos chegar ao ano 2000 sem financiamento." Thomas Macintosh falou sobre ética entre franqueados e franqueadores. "O franqueador deve tratar o franqueado como cliente." O canadense Kent Harding, da rede de gráficas Kwik Kopy, disse que 1 em cada 12 empresas nos EUA é franquia. Para ele, o Brasil deverá ultrapassar esta marca. Para o presidente da rede norte-americana de salões de beleza The Barbers, Frederick Huggins, "os franqueadores devem lidar de forma justa com os franqueados, para evitar litígios". Texto Anterior: "Brasil tem oportunidades" Índice |
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