São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
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"Brasil tem oportunidades"

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil é um mundo de oportunidades para franqueadores norte-americanos que queiram trazer suas marcas. Esta é a opinião de Thomas MacIntosh, 58, advogado que atende cerca de 75 empresas de franquia nos Estados Unidos.
Leia, a seguir, os principais trechos da entrevista concedida à Folha, dia 12, durante o congresso, em São Paulo:

Folha - Qual é o interesse das franquias norte-americanas no Brasil?
MacIntosh - Os americanos olham para o Brasil como um país que ainda não é economicamente estável. A única imagem divulgada é a de um país com inflação alta e criminalidade.
Os franqueadores espertos, no entanto, foram além desta imagem e trataram de estudar o Brasil. Meus clientes que fizeram isso chegaram à conclusão de que há um mundo de oportunidades.
A Inci Prints, que é minha cliente, acaba de vender uma master-franquia para o Brasil. A Novos, que faz reparos de pára-brisas, está procurando um master-franqueado. A rede The Barbers também.
Folha - Em média, quanto é preciso para abrir uma unidade de franquia nos EUA?
MacIntosh - No mínimo, US$ 75 mil. Mas pode chegar a US$ 2 milhões ou US$ 3 milhões, para um negócio de porte maior.
Folha - Abrir uma loja de franquia norte-americana no Brasil tem o mesmo custo que nos Estados Unidos?
MacIntosh - Nos Estados Unidos custa menos instalar a loja. Em contrapartida, custa mais operá-la. No Brasil, o custo de instalação é mais alto devido ao imóvel. Mas os salários nos Estados Unidos para um copeiro ou para uma garçonete são muito mais altos.
Porém, os preços em shoppings praticados no Brasil são até um pouco mais altos. Eu imagino que o lucro aqui seja bem maior.
Folha - Há linhas de financiamento para franquias nos EUA?
MacIntosh - Neste momento está muito fácil conseguir financiamento. Um americano médio, que queira comprar uma franquia, pode conseguir dinheiro de seis ou sete fontes diferentes.
Uma das melhores fontes é o SBA - Small Business Administration (uma entidade para fomento de empresas). A fonte mais nova são dos pequenos bancos comerciais que estão vendo no franchising o seu principal negócio.
Folha - Quais são as novas tendências de franchising?
MacIntosh - Temos companhias de serviços de negócios, manufaturas e distribuição, além de indústrias de computadores e de softwares. Todas estão olhando para o franchising como um meio eficaz de distribuição. No futuro, teremos franquias de escritórios de advocacia, de contabilidade e de corretoras de seguros.

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